Empresa catarinense lança aplicativo de segurança para a comunidade LGBTI

Redação Lado A 23 de Maio, 2019 11h14m

O app Nohs Somos é uma ótima ideia que precisa daquela força da comunidade. Uma vaquinha online esta buscando juntar R$ 88 mil para montar uma plataforma para promover mais segurança à comunidade LGBTI. O app terá um botão de pânico para situações de perigo e um mapa de segurança. E ainda mostrará estabelecimentos e eventos amigáveis a pessoas LGBTI.

O projeto nasceu em Florianópolis e tem previsão de lançamento em outubro para testes e em 2020 nacionalmente. Cinco amigos compõem a startup: os arquitetos Bruno Jordão e Hottmar Loch, a designer Nadyne Garcia, o jornalista Felipe Figueira e o desenvolvedor Douglas Gimli. A concepção do projeto teve início em março e reuniu diversas pessoas da comunidade LGBTI, que foram convidadas para reuniões de cocriação, onde eram debatidos os problemas que cada um enfrenta e quais melhorias poderiam ser agregadas ao app.

“Em uma situação de risco, ligar para a polícia pode sim ser difícil. Vamos supor que a vítima não tenha tempo para informar seus dados durante a ligação. Isso pode levar minutos. Nesse momento, seus contatos conectados ao app conseguem ajudar, porque eles terão acesso a esses dados”, explica Bruno Jordão, diretor operacional da Somos.

“Temos que entender, também, que tipo de violência o aplicativo busca combater, já que os riscos de agressão não são iguais para todo mundo. Por exemplo, uma pessoa heterossexual, homossexual e transexual. As três, só por saírem de casa, já estão vulneráveis à violência urbana. A grande questão é: além dessa probabilidade, tem pessoas que sofrem o risco de serem agredidas simplesmente pela orientação sexual ou pela identidade de gênero. E é esse tipo de violência, em específico, que o aplicativo busca combater”, defende Nadyne Garcia, diretora de criação da Somos.

Parceria

Uma parceria com a Cheesecake Labs, irá desenvolver o aplicativo e custear parte do projeto. “É pelo embasamento nos valores e seriedade da Cheesecake Labs, com bagagem de mais de 100 produtos e aplicativos criados em seis anos de experiência, que formamos essa parceria para a concretização do Aplicativo Nohs Somos”, diz Caroline Schmitz, vice-presidente de gestão de pessoas da companhia.

Ajude o projeto aqui!

 

 

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS