Suprema Corte de Hong Kong anula e edita leis que criminalizavam sexo gay

Redação Lado A 30 de Maio, 2019 23h31m

COMPARTILHAR

TAGS


Nesta quinta-feira, dia 30 de maio, a Suprema Corte de Hong Kong fez história. O tribunal ao cassou quatro leis que discriminavam as relações entre pessoas do mesmo sexo. A corte considerou as leis anticonstitucionais e as extinguiu imediatamente. Ainda, a mais alta corte do território independente chinês reeditou três normas que criminalizavam de forma discriminatória o sexo homossexual.

A decisão veio uma semana depois de Taiwan autorizar o casamento homoafetivo e horas depois de o governo chinês afirmar que casamento era entre homem e mulher. Já Hong Kong estuda aprovar o casamento entre pessoas do mesmo sexo ainda este ano.

Esta decisão é baseada em uma ação movida pelo ativista LGBT Yeung Chu-wing. Parte das leis questionadas e cassadas criminalizavam a prostituição gay. Ou criminalizavam a sexualidade de adolescentes gays. Ainda, pegação ou procura de sexo com héteros ou casais, sempre citando a relação entre pessoas do mesmo sexo apenas.

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS