Tinder: Pesquisa aponta diferenças geracionais entre LGBTs brasileiros

Redação Lado A 23 de Maio, 2019 11h50m

O app Tinder anunciou uma pesquisa realizada entre  19 de março e 18 de abril de 2019 com  500 LGBTs. Eles responderam perguntas que exploraram suas atitudes e hábitos no que se refere à cultura do relacionamento e namoro. O estudo teve como alvo pessoas de 18 a 45 anos.

Alguns dados divulgados de forma genérica apontam mudanças positivas na comunidade. Como a diminuição do estigma em torno da homossexualidade nos últimos 5 anos. 75% dos entrevistados afirmam que hoje há menos tabu do que havia 5 anos atrás. Mais de 1 em cada 3 (37%) afirma que o aumento da aceitação das diferentes orientações sexuais tornou mais fácil ser aberto/honesto sobre sua sexualidade.

Sobre aceitação, 86% dos adultos pertencentes a esta comunidade acreditam que os aplicativos de relacionamento os beneficiaram de maneira positiva. Essas ferramentas ajudaram a aumentar a confiança dos brasileiros LGBTQ+ para expressarem suas sexualidades. 62% dizem se identificar claramente como pertencente à comunidade nas plataformas online e/ou grupos fechados antes mesmo de se assumir para amigos e familiares. Destes, 89% afirmam que isso deu a confiança necessária para se assumirem fora do mundo online.

As mídias sociais são consideradas a principal forma para 46% dos adultos LGBTQ+ encontrarem pessoas (de forma bem-sucedida), seguida de perto por locais de convívio social como bares (45%). Plataformas digitais e aplicativos de namoro impulsionam mudanças positivas: mais da metade (53%) dos adultos LGBTQ+ dizem que os aplicativos facilitam que a comunidade expresse sua individualidade com mais liberdade.

Destes, 64% dos brasileiros LGBTQ+ dizem se sentir confortáveis em abraçar em público. O ativismo faz o coração bater mais forte. Quase dois terços (61%) dos entrevistados dizem que consideram importante que o/a match esteja ativamente envolvido (a) em organizações e ações que lidem com as questões LGBTQ+.

Dos 86% que acreditam que os aplicativos de namoro /namoro online beneficiaram positivamente a comunidade LGBTQ+. Mais de 1 em cada 3 (42%) acredita que isso oferece mais opções de pessoas para um possível relacionamento com diferentes orientações sexuais. 1 em cada 3 (33%) diz que os aplicativos fornecem uma diversidade maior em termos de raça/cultura. 1 em cada 3 (33%) diz que a comunidade LGBTQ+ tem mais potencial e diversidade no momento de escolher uma possível pessoa para um relacionamento comparado aos heterossexuais.

Entre as gerações, vemos algumas diferenças marcantes:

Geração X – Nascidos de 1966 a 1976
Geração Y – Nascidos de 1977 a 1994
Geração z – Nascidos de 1995 a 1999
Millenials – Nascidos nos anos 2000-2010

 Solteiro sem culpa

Quase 1 em cada 3 (31%) adultos LGBTQ+ dizem não sentir vergonha do seu status civil. Mais de 1 em cada 3 (37%) de todos os Millennials e 34% dos usuários do Tinder dizem que sentiram a pressão e cobrança de estar em um relacionamento diminuir nos últimos cinco anos.

Afeto em público

A Geração Z é a mais confortável em relação a demonstrações públicas de afeto, com 67% se sentindo confortável em abraçar (contra 62% dos Millennials e 52% da Geração Z) e 52% ficando confortável em andar de mãos dadas (contra 45% dos Millennials e 35% da Geração Z ).

O que mais lhe atraí?

Enquanto 56% da Geração Z afirma que o desejo de construir uma família é importante na hora de escolher um parceiro. Esse número cai para 36% entre a Geração Z e 35% entre os Millennials. Da mesma forma que, enquanto 48% da Geração X classifica a profissão como uma característica importante. Apenas 36% dos Millennials e 32% da Geração Z diz levar isso em consideração.

Paquera on line

A Geração Z (45%) e os Millennials (49%) sentem-se mais bem-sucedidas em relação a encontrar pessoas por meio das redes sociais e aplicativos, em comparação a apenas 28% da Geração X. Mais da metade da Geração Z (60%) acredita que os aplicativos de namoro / namoro online tornam mais fácil para os membros da comunidade LGBTQ + expressar sua individualidade mais livremente.

 

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS