Porto Alegre terá exposição em celebração aos 50 anos de Stonewall

Redação Lado A 14 de Junho, 2019 15h32m

Em celebração aos 50 anos de Stonewall, Porto Alegre receberá uma exposição incrível. A iniciativa parte do trabalho da Nuances, grupo pela libre expressão sexual. Além disso, a entidade aproveitará o evento para falar sobre os seus 28 anos de atuação em Porto Alegre.

A “Exposição de Stonewall ao Nuances: 50 Anos de Ação” tem parceria com o Laboratório De Criação Museográfica (CRIAMUS) do Curso de Museologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Durante a abertura, o público contará com cerveja da fábrica Bárbaros e alimentos da Charlie Brownie.

A Revolta de Stonewall foi uma série de manifestações que marcaram a luta pelos direitos LGBT+ no mundo. O bar Stonewall In, em Nova Iorque, era constantemente marginalizado por ser frequentado pela comunidade LGBT nos anos de 1960. Além disso, comumente o local era invadido por policiais que censuravam e agrediam os frequentadores. Naquela época, o governo perseguia fortemente a comunidade LGBT, chegando até mesmo a efetuar prisões. Durante a invasão do dia 28 de junho de 1969, uma multidão de LGBTs se uniram e enfrentaram a polícia, num embate que ficou conhecido como a revolta de Stonewall.

Além de celebrar essa data importante, a exposição abordará diversos assuntos do universo LGBT+. Isso porque nesse mês de junho também é celebrado o Mês do Orgulho LGBT, em referência ao Stonewall.

Horários e local

A exposição “Stonewall ao Nuances: 50 Anos de Ação” ficará em cartaz do dia 19 de junho até 14 de julho. A abertura será em 18 de junho, às 19 horas, no Memorial do Rio Grande do Sul. O endereço é Rua Sete de Setembro, 1020, Praça da Alfândega, Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Maiores informações poderão ser obtidas no evento da exposição, disponível no Facebook.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS