Cientista gay Alan Turing terá rosto estampado em nota de 50 libras na Inglaterra

Redação Lado A 15 de Julho, 2019 17h29m

No passado, o matemático gay Alan Turing ficou conhecido pelo seu pioneirismo na área da computação. Hoje, o cientista receberá uma grande homenagem na Inglaterra. As notas de 50 libras serão impressas com seu rosto pelo Banco da Inglaterra. Após a análise de uma lista com mais de 200 mil personalidades, Turing foi escolhido pela instituição financeira.

O próprio Banco da Inglaterra divulgou a novidade nesta segunda-feira (15). Já o novo lote de cédulas deverá entrar em circulação somente em 2021. As notas de dinheiro na Inglaterra estão passando por mudanças. Antes, as cédulas de 50 libras eram estampadas pelo engenheiros britânicos James Watt e Matthew Boulton. Watt foi responsável por invenções para motores a vapor e viveu entre 1736 e 1819. Já Bouton foi um comerciante britânico muito rico que nasceu em 1809.

De acordo com Mark Carney, chefe do banco da Inglaterra, Alan Turing foi um herói. Carney considerou os grandes feitos do matemático durante a Segunda Guerra Mundial que favoreceram a Inglaterra.

Alan Turing

Durante sua vidam, Alan Turing foi uma importante referência nos campos de estudo sobre matemática e computação. Nascido em Londres no ano de 1912, foi pioneiro da inteligência artificial e no conceito de algoritmos que codificou comandos de computador.

O talento do cientista o levou a trabalhar para a inteligência britânica durante a Segunda  Guerra Mundial. Sua atuação consistia em codificar os comandos de computador dos nazistas. Assim, ele conseguiu através da ciência quebrar os códigos dos alemães e impedir uma série de comandos que prejudicariam a sua nação.

Apesar de ter contribuído muito para a ciência de seu país, Alan foi condenado pela sua homossexualidade. Na época em que viveu, ser gay era considerados ilegal. Em 1952, enfrentou um processo que lhe deu a opção de ceder a uma castração química seguida de um tratamento com hormônios femininos. Caso não aceitasse, poderia ser preso.

O matemático faleceu em 1954, aparentemente, envenenado com cianeto que ele mesmo ingeriu. Durante muitos anos, Alan Turing teve sua memória atrelada ao “crime” da homossexualidade. Isso durou até o ano de 2009, quando o então primeiro-ministro da Inglaterra, Gordon Brown, fez um pedido de desculpas em nome do governo Britânico. Em 2013 a Rainha Elizabeth II formalizou o pedido de perdão a Alan Turing por ter sido condenado no passado devido a sua homossexualidade.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS