Líderes de igreja evangélica expulsam pastor que apoiou casamento gay nos EUA

Redação Lado A 04 de Julho, 2019 16h19m

COMPARTILHAR

TAGS


O pastor Dan Collison, de Minneapolis, localizado no estado de Minnessota, nos EUA, foi expulso de uma Convenção Evangélica. Após acatar o casamento gay, 77% dos membros da Igreja do Convênio Evangélico votaram por expulsar o pastor da denominação. A sede da igreja fica em Omaha, Nebraska, onde foi realizada uma reunião anual na qual o assunto foi discutido. Durante a reunião, estiveram presentes 1000 líderes das mais de 875 igrejas da denominação espalhadas pelos EUA. Juntas, essas denominações reúnem mais de 300 mil membros.

Dan Collison se tornou pastor em 2009 na cidade de Minneapolis. Com relação à expulsão, o pastor disse à imprensa local que não está surpreso, mas sim, triste. De acordo com o religioso, “o caminho que escolhemos é temeroso”. Além disso, Collison disse sentir compaixão por todos que estão dentro da igreja.

Apesar de expulso da grande convenção, o pastor poderá se manter à frente de sua igreja em Minneapolis. De acordo com líderes da Igreja do Convênio Evangélico, Collins poderá continuar os trabalhos de sua denominação local.

Steve Armfield

Outro pastor afastado pela Igreja do Convênio Evangélico foi o reverendo Steve Armfield. O pastor foi assunto na reunião que decidiria sobre a sua aposentadoria após muitos anos de trabalho para a igreja. Coincidentemente, Armfield apoiou o casamento homoafetivo de um homem em Minneapolis. Na época, o pastor foi acusado de violar a proibição do casamento entre pessoas do mesmo sexo.

A remoção da denominação de Collins da Igreja do Convênio Evangélico foi um episódio inédito em mais de 134 anos. Apesar de nunca ter realizado casamento gay, a igreja de Minneapolis foi removida da congregação. Em 2014, a denominação cedeu um diretor musical que realizou um casamento entre duas mulheres.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

Banner Marcação 1000x220

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS