Primeiro parlamentar abertamente gay eleito no Japão promete legalizar casamento homoafetivo

Redação Lado A 29 de Julho, 2019 09h25m

Taiga Ishikawa, de 45 anos, é o primeiro parlamentar abertamente gay do Japão a ser eleito no país. Durante sua trajetória política, o parlamentar sempre foi assumido e por isso é conhecido no ativismo LGBT+. Sua campanha se baseou em ideias para melhorar a vida da população LGBT+ no Japão. No país, a homossexualidade ainda é muito condenada socialmente. Além disso, o casamento homoafetivo ainda não é legalizado.

Ishikawa foi eleito para o legislativo do Japão em 21 de julho. Assim, ele é considerado o primeiro legislador gay no país. Por outro lado, não é a primeira vez que uma pessoa LGBT+ assume uma das cadeiras do legislativo. Nesse ano a transexual Ayako Fuchigami também foi eleita para o parlamento japonês.

Durante a campanha, Ishikawa pediu confiança para a comunidade LGBT+. Diante da população ainda relutante com relação à diversidade, o então candidato precisou conquistar a confiança dos eleitores. Devido à sua longa trajetória como ativista LGBT+, Taiga pediu uma chance para fazer a diferença no parlamento. Após sua campanha perto do público, o candidato conseguiu convencer uma considerável parcela dos eleitores japoneses.

Agora que foi eleito, Taiga manteve sua palavra em garantir os direitos da comunidade LGBT+ no Japão. Uma de suas promessas é a luta pela legalização do casamento homoafetivo no país. Esse assunto não é novidade, visto que o parlamentar que é assumido desde os 28 anos de idade, já vem conversando sobre isso no parlamento e em meio à população há muito tempo. Taiga é conhecido em meio aos LGBTs do país, principalmente devido ao seu livro “Where Is My Boyfriend”, lançado há mais de quinze anos e que foi sucesso de crítica. Agora, com a eleição de Ishikawa os LGBT+ do Japão se sentem devidamente representados.

LGBT no Japão

Os países asiáticos são comumente muito conservadores e tendem a dificultar a diversidade. Por outro lado, se comparado à outros países, o Japão já apresenta um bom avanço nas questões LGBT+. No país, a homossexualidade foi descriminalizada ainda em 1880, o que deu espaço para várias mudanças a favor da diversidade. Além disso, no Japão a transição de gênero também é amparada pelas leis.

Por outro lado, apesar dos avanços, alguns aspectos ainda deixam a desejar. No Japão não existem leis efetivas que protejam os LGBTs contra a discriminação e violência.  Com exceção de Tóquio e Ibaraki, que garantem a proteção de LGBTs em locais como emprego, outras localidades não têm a mesma lei. Além disso, o casamento homoafeitvo ainda não é legalizado, assim como a adoção de crianças. Por fim, no país, ainda são permitidas terapias de conversão sexual.

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS