Série de pinturas “Criança Viada” concorre a prêmio de arte contemporânea brasileira

Redação Lado A 16 de Julho, 2019 13h07m

COMPARTILHAR

TAGS


A série de pinturas “Criança Viada”, da artista Bia Leite, está concorrendo ao Prêmio PIPA de Arte Contemporânea. Em 2017, “Criança Viada” esteve exposta na QueerMuseu – Cartografias da Diferença na Arte Brasileira, exposição do Banco Santander. Após receber inúmeras críticas, a QueerMuseu foi cancelada e, consequentemente, a “Criança Viada” também foi retirada.

A série de pinturas teve início em 2013, uma página do Tumblr criada pelo ativista LGBT Iran Giusti acabou por inspirar Bia Leite. A partir dessa inspiração, Bia reuniu diversas imagens da internet e as reproduziu com sua arte. Além disso, com o sucesso da série, internautas começaram a enviar imagens para serem reproduzidas pela artista.

O início da “Criaça Viada” foi com fotos de amigos que já “davam pinta” na infância. Em pouco tempo, o trabalho  criou corpo e foi muito apreciada em meio à arte da comunidade LGBT+. Em contato com Bia, Iran Giusti apreciou muito o trabalho da artista e chegou a divulgá-lo em seu Tumblr. De acordo com Bia, a ideia do projeto é dar visibilidade para crianças que não se encaixam em padrões heteronormativos.

Bia Leite é de Fortaleza, mas mora em Brasília onde se formou em Artes Plásticas pela UNB. Antes, a artista cursava Ciências Sociais e foi nesse curso, durante os estudos de Antropologia, que se interessou pela arte.

A indicação para o festival PIPA deixou a artista muito feliz. Bia declarou que “Criança Viada” não passou em diversos editais de arte. Além disso, a artista contou que a repercussão da série foi uma coisa negativa em 2017. Para votar na série “Criança Viada”, basta acessar o site do prêmio PIPA.

Prêmio PIPA

O prêmio PIPA foi criado em 2010 como concurso brasileiro de artes visuais. Entre os anos de 2010 a 2018, o PIPA fez uma parceria com o Museu de Arte do Rio de Janeiro para a realização de exposições de finalistas do concurso. Além disso, nesse evento foram doadas obras dos vencedores para a coleção de arte do museu.

O objetivo do prêmio PIPA é divulgar a arte de artistas brasileiros e estimular a produção nacional. Dessa forma, artistas são premiados e consagrados para o rol dos maiores nomes das artes do Brasil.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS