Livro de estudos em Psicologia tem pesquisa sobre bissexualidade por psicóloga de Curitiba

Redação Lado A 27 de Agosto, 2019 12h34m

A psicóloga formada pela PUCPR Camila Caldeira terá sua pesquisa sobre bissexualidade publicada em um livro de pesquisas. A obra é “A prática em pesquisa na formação em Psicologia”, da Calligraphie Editora, organizada por Carla Regina Françoia. A publicação reúne pesquisas de diversos autores, entre eles a pesquisa “Destruindo o muro: A visão das pessoas bissexuais acerca da própria orientação sexual”.

De acordo com Camila, a pesquisa surge em um contexto de pouco conteúdo e material atualizado sobre bissexualidade. Além disso, há a dificuldade de encontrar materiais que não definam a bissexualidade como patologizante ou em caráter de “fase”. A estudante afirmou que pesquisa objetivou compor a bissexualidade de acordo com a definição de bissexuais.

A pesquisa é um trabalho de conclusão de curso de Piscologia. Para realizar o trabalho, a pesquisadora Camila solicitou a participação online de pessoas bissexuais voluntárias à pesquisa. Segundo a estudante, o retorno foi muito satisfatório e mais pessoas do que ela esperava participaram do estudo.

Por fim, a pesquisa demonstra que a bissexualidade ficou dividida em duas grandes concepções. Uma delas compreende que é atração sexual, afetiva e emocional por dois gêneros, uma visão biranista que se limita à concepção de masculino e feminino. Já a outra concepção abrange todos os gêneros. Além disso, o estudo conclui que boa parte dos entrevistados consideram bi e pansexual como a mesma coisa. O trabalho ainda demonstrou que a comunidade bissexual sofre com o apagamento e invisibilização e com a bifobia que é estrutural.

Lançamento

O livro “A prática em pesquisa na formação em Psicologia” será lançado hoje na PUCPR. A cerimônia de lançamento ocorrerá às 19h30 no Auditório Gregor Mendel no Térreo do Bloco Verde. O endereço da instituição é Rua Imaculada Conceição, 1.155 no bairro Prado Velho em Curitiba.

Visibilidade Bissexual

Setembro é considerado o mês da visibilidade bissexual. Para isso, o Grupo Dignidade, entre outras instituições, estão organizando um evento. O “Nem de biscoito, nem de bolacha, bi de bissexual”, está marcado para o dia 25 de setembro, às 19 horas, na sede do Grupo Dignidade. O endereço é Avenida marechal Floriano Peixoto, 366, conjunto 47.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS