Prefeito de Ottawa, no Canadá, se assume gay após 40 anos de “armário”

Redação Lado A 20 de Agosto, 2019 14h07m

COMPARTILHAR

TAGS


Aos 58 anos, Jim Watson, prefeito de Ottawa, capital do Canadá, se assumiu homossexual. O homem relatou que há mais de 40 anos sabe sobre sua sexualidade, mas se manteve o tempo todo no “armário”. Suas revelações foram publicadas em um artigo do jornal Ottawa Citizen, no qual Watson descreveu um pouco mais sobre sua vida pessoal.

De acordo com os relatos de Jim, sua sexualidade já era percebida desde o início da adolescência. Ele contou que quando estava na escola era constantemente chamado de “bichinha” por seus colegas que praticavam bullying com ele. Além disso, ele contou que, conforme foi crescendo, viu despertar o interesse sempre por figuras masculinas que passavam na TV naquela época. Ele deu como exemplo os famosos Rob Lowe e Brad Pitt. Enquanto isso, o interesse dos outros adolescentes era nas belas atrizes Julia Roberts e Sharon Stone.

Já na fase adulta, Watson ainda não teve coragem de se assumir. Mesmo na universidade em que os estudantes costumam ser mais esclarecidos com as questões LGBT+, ele se manteve no anonimato quanto à sua sexualidade. Já na carreira política, não se assumiu por temer que isso atrapalhasse a relação com seus eleitores. Além disso, ele disse que já foi confrontado por um eleitor que exigia saber sobre sua sexualidade. Até hoje, Watson diz que não sabe como teria respondido àquele cidadão.

Retrospectiva

Ao relatar sobre sua sexualidade, Watson fez uma retrospectiva por todo o seu caminho até os das atuais. Nesse processo ele começou a refletir sobre como seria a sua vida caso tivesse se assumido no passado. Isso porque, segundo Watson, ele observa a vida de outros amigos gays que sempre se aceitaram e são muito abertos com relação à própria sexualidade.

Para Watson, não ter “saído do armário” no passado fez com que ele perdesse oportunidades. Ele considera que se tivesse se assumido, hoje, poderia ter um companheiro e uma família, assim como seus outros amigos gays. Além disso, ele citou os amigos heterossexuais que naturalmente constituíram família. Em meio à esses dois grupos, Watson se sentiu deslocado. Por isso, após 40 anos, expôs para o mundo que é gay. Com relação aos outros que passam pela mesma situação que ele, Watson orienta que não precisam se sentir pressionados a se assumir. Por outro lado, também não precisam esperar 40 anos para isso.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS