No domingo, dia 13 de outubro, Londrina receberá a terceira edição da Parada Cultural LGBTI+. O tema dessa edição do evento é “Cidadania: Por equidade de direitos e respeito às diversidades”.
O evento é uma iniciativa da comunidade LGBT+ local junto com organizações que lutam por direitos. Diante da onda reacionária que se instalou no Brasil nos últimos anos, manifestações representativas como a Parada Cultural, LGBTI+ são importantes. De acordo com a organização, o conservadorismo atual muito se assemelha à Ditadura dos anos de 1960 no Brasil.
O objetivo do tema, sobre cidadania, é lutar por uma legislação mais incisiva na proteção dos direitos LGBT+. Além disso, a violência que atinge essa população é crescente. Por isso, iniciativas de leis e políticas públicas de promoção de direitos são essenciais. Esse é um dos motivos da luta que será representada na Parada LGBTI+ de Londrina.
Os ideais da parada consideram ainda que a LGBTfobia está ligada a outros preconceitos. Racismo e machismo, por exemplo, são preconceitos que muitas vezes levam à LGBTfobia. Por outro lado, apesar da recente criminalização da homofobia, muitos crimes ainda não são tipificadas como tal. “Buscamos a equidade de direitos, o respeito, a liberdade, segurança e dignidade humana”.
Local e horário
A concentração para a 3ª Parada LGBTI+ de Londrina será às 13 horas, no Calçadão de Londrina na esquina com a Avenida Paraná e Rua Pernambuco. Caravanas de cidades vizinhas como Paranavaí, Cambé, Maringá, Marialva e várias outras estão preparadas para o evento. Para maiores informações sobre as excursões, basta acessar o evento no Facebook.
A Parada LGBTI+ de Londrina conta ainda com a colaboração de todos para realizar o evento. Para custear o evento, a organização está angariando fundos pela internet. O objetivo éatingir R$ 3 mil reais. Clique para doar.
Para os interessados em patrocinar o evento, basta enviar e-mail para mkt@paradalgbtlondrina.com.br ou através da página do Movimento Construção.