Bar de casal gay de idosos completa mais de 75 anos de funcionamento em São Paulo

Redação Lado A 20 de Setembro, 2019 11h33m

COMPARTILHAR

TAGS


O bar Caneca de Prata abriu nos anos de 1960, com novo nome, em meio aos anos de repressão militar. Na época, ficou conhecido como um dos mais movimentados pontos de encontro gays do Centro de São Paulo. Localizado nas proximidades do Largo do Arouche, o Caneca de Prata faz parte de uma grande variedade local de bares boêmios. Além disso, o local carrega uma sólida história de resistência em prol da diversidade.

O Caneca de Prata foi adquirido em 2002 pelo casal gay Cícero de Oliveira e José Itoiz. Hoje, Cícero tem 57 anos enquanto José já chegou aos 91. Antes, o estabelecimento se chamava Bar Pierrot que depois de determinado horário da noite virava espaço para encontros e festas entre gays. Em meio aos anos de opressão da Ditadura Militar, o bar é um antigo sobrevivente que até hoje mantém sua essência.

Além de ser um marco na história de espaços LGBT+ de São Paulo, o Caneca de Prata também foi palco do primeiro encontro entre seus proprietários. Em abril de 1986, Cícero foi ao bar com alguns amigos e no local se apaixonou por José. Na época, ambos preferiram manter a discrição do relacionamento. Porém, apenas um ano e meio depois, os dois estavam morando juntos. Devido à repressão da época, ainda mantiveram tudo em sigilo.

Compra

Os anos foram passando e o bar do primeiro encontro recebeu o seu devido reconhecimento. Se antes o casal não tinha nem uma foto no local para marcar o início do relacionamento, depois, decidiram comprar o bar. Mesmo contrariando seu marido, Cícero adquiriu o histórico e cultural empreendimento. Desde antes da compra, o estabelecimento se chamava Caneca de Prata por vender chopp na em canecas desse material.

Hoje, o casal ainda está junto cuidando um do outro quando os problemas de saúde da idade chegam. Quanto ao bar, ainda é um marco da história gay de São Paulo e continua sendo frequentado por esse público.

Fonte e fotos: UOL

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS