Líderes gay e lésbica de Luxemburgo e Sérvia posam juntos em foto com marido e esposa

Redação Lado A 13 de Setembro, 2019 10h04m

Uma foto de líderes LGBT+ está viralizando na internet como um fato histórico na política internacional. O primeiro ministro de Luxemburgo, Xavier Bettel posou em um foto junto de seu companheiro e de Ana Brnavic, primeira ministra da Sérvia que também aparece acompanhada de sua esposa.

A foto é de domingo, dia 8 de setembro. Na ocasião, Xavier Bettell e Ana Brnabic se preparavam para uma visita diplomática em que discutiriam a inserção da Sérvia na União Europeia. A foto logo correu as redes sociais como símbolo de representatividade LGBT+ na política. Mas essa não é a primeira vez que imagens como essa circulam. Em outra ocasião, Bettel esteve com seu marido em um encontro com o líder irlandês Leo Varadkar.

Em 2013, Bettel se tornou o primeiro ministro assumidamente gay de Luxemburgo. Na época, era a terceira vez que um líder político se assumiu gay no mundo. Já em 2015, após o Estado permitir o casamento homoafetivo, o primeiro ministro se casou com o arquiteto Gauthier Destenay.

Ana Brnabic

Ana Brnabic assumiu seu cargo em 2017 mas disse que não gostaria de ser conhecida apenas por defender os direitos LGBT+. A primeira-ministra afirmou na época que desenvolveria seu trabalho de forma competente e habilidosa e gostaria de ser notada por isso também. Por outro lado, o posicionamento de Brnabic causou certo afastamento da comunidade LGBT+ que até então não considerava o governo de Brnabic como representativo de fato.

Apesar do posicionamento de Brnabic em defesa dos direitos LGBT+, a primeira–ministra recebeu críticas de ativistas. De acordo com Dragoslava Barzut, uma das ativistas da Sérvia, Brnabic viveu em um contexto mais protegido, diferente da realidade dos LGBT+ do país. Além disso, a ativista lembrou que a primeira-ministra participou do evento LGBT+ Orgulho Belgrado, em 2017. Por outro lado, para os ativistas LGBT+, as autoridades falharam em promover a real inclusão e atendimento das demandas LGBT+.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS