Penitenciária de Pernambuco celebra casamento entre detenta trans e companheiro

Redação Lado A 27 de Setembro, 2019 14h39m

Nesta quarta-feira (25) o casamento entre uma detenta trans e seu companheiro foi realizado na Penitenciária de Tacaimbó, em Pernambuco. Antes, o casal já havia consumado seu casamento no civil, que aconteceu em 20 de setembro, no Fórum da Comarca de Caruaru.

Robson Silva, de 30 anos e sua companheira trans Xana, de 39 anos, vivem um relacionamento de dois anos. Os dois se conheceram na penitenciária quando a transexual trabalhava no setor de saúde do local.

Durante a cerimônia o casal teve direito a tudo o que geralmente consta em um casamento. Voluntários se organizaram para providenciar a decoração, o bolo, os demais pratos e o vestido da noiva. Trajado com uma camisa branca e calça social, Robson recebeu sua noiva no altar improvisado da penitenciária.

De acordo com Xana, a iniciativa de promover seu casamento foi muito importante e emocionante. A detenta afirmou que com a ação está se sentindo amparada dentro do presídio. Ela considerou ainda que muitas trans na mesma situação que ela precisam de muita força, pois não encontram o mesmo auxílio que ela encontrou.

Já para Felippe Diniz, dirigente da Penitenciária de Tacaimbó, a ação contribuiu para a ressocialização. O gerente afirmou sobre o respeito às diferenças e escolhas dos detentos que contribui também no âmbito emocional dessas pessoas.

Em 29 de julho deste ano, outro casamento foi realizado. Na ocasião o matrimônio entre uma transexual e seu companheiro aconteceu no Presídio de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

Banner Marcação 1000x220

COMENTÁRIOS