Saúde mental: debate sobre prevenção do suicídio entre jovens acontece na próxima semana em Maringá

Redação Lado A 02 de Setembro, 2019 12h38m

Na próxima semana o município de Maringá receberá um evento sobre saúde mental. O debate “Juventude e Saúde Mental: caminhos para a prevenção do suicídio” acontecerá no dia 9 de setembro, na Universidade Estadual de Maringá (UEM). O objetivo do evento é debater sobre políticas públicas e iniciativas sobre saúde mental, principalmente entre jovens.

O evento faz parte de uma iniciativa do Conselho Municipal da Juventude de Maringá em parceria com a Gerência da Juventude. O Conselho já promove o Curso de Formação em Políticas Públicas para a Juventude, em que o debate faz parte de um dos módulos de estudo.

Entre os convidados do Conselho, profissionais de saúde mental estarão presentes. Um deles é Paulo Navasconi, psicólogo e membro do Coletivo Yalodê-Badá. Além disso, Paulo é membro do Núcleo de Estudos Interdisciplinar Afro-Brasileiro da UEM (NEIAB). O psicólogo é doutor pela UEM e ainda é professor de psicologia do Centro Universitário Cidade Verde (UNIFCV). Seu campo de pesquisa se dedica à saúde mental, suicídio, racismo e jovens LGBT+.

Outra convidada é a professora Regina Aparecida de Paula, presidente da ONG Decida Viver. Além da ONG, Regina trabalha como assessora parlamentar. A ONG Decida Viver atua na prevenção ao suicídio, bem como apoio aos familiares. Muitos, assim como Regina, precisaram de apoio ao perder um filho. A ONG começou em 2017 quando o filho de Regina, aos 25 anos, tirou a própria vida. Desde então, a professora se dedica a dar conforto às famílias e ainda prevenir o suicídio, principalmente entre jovens, com psicólogos parceiros que fazem atendimento voluntário.

O evento é gratuito e as inscrições poderão ser realizadas no local. Basta comparecer no endereço da Avenida Colombo, 5790, Zona 7, Maringá. O evento acontecerá na sala 14 do Bloco H12. Mais informações no evento do Facebook.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS