Campanhas sobre direitos LGBT+ de Trump são uma farsa, dizem ativistas norte-americanos

Redação Lado A 09 de Outubro, 2019 10h11m

COMPARTILHAR

TAGS


Durante sua campanha presidencial em 2016, Donald Trump levantou uma bandeira  LGBT+ em seu comício com a promessa de que defenderia essa população. Já em setembro desse ano, o presidente dos EUA disse em um evento das Nações Unidas que seu governo muito auxilia a comunidade LGBT de seu país.

Apesar de suas declarações, ativistas locais afirmam que não é esse o real cenário enfrentando por LGBTs nos EUA. Além disso, ex-funcionários do governo americano também afirmam sobre a ineficácia ou até escassez de políticas públicas LGBT+ nos EUA. Um desses ativistas é David Pressman, da advocacia Boies Schiller que prestava serviços para a comunidade LGBT no governo anterior, o de Barack Obama. De acordo com Pressman, Trump não determinou nenhum esforço significativo por essa população.

De acordo com ativistas, Trump não trabalha a favor da comunidade LGBT+, pelo contrário, o presidente age para retirar ainda mais direitos. Um exemplo disso foi quando no ano passado Trump feriu os direitos de transexuais dos EUA. Em março de 2018 o presidente determinou que pessoas trans não deveriam entrar para o serviço militar. De acordo com a Casa Branca, a medida permitiria às Forças Armadas estabelecer um padrão de condição física e mental para todos os alistados. A norma gerou muitos protestos de ativistas LGBT+ e da comunidade trans, além de outras autoridades políticas dos EUA.

De acordo com Ryan Thoreson, da Yale Law School e pesquisador da Right Watch, Trump acredita piamente que está contribuindo para a comunidade LGBT+. Thoreson afirmou que o presidente nunca ofereceu nada além de discursos e que isso faz dele uma pessoa totalmente fora da realidade.

Outra observação dos ativistas é que Trump almeja uma reeleição. Por isso, está se engajando em campanhas, mesmo que ineficientes, para se mostrar aliado da comunidade LGBT+ dos EUA.

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS