Estudante trans cria web série para conscientizar sobre prevenção do câncer de mama

Redação Lado A 15 de Outubro, 2019 15h19m

O estudante transexual Thiago Peniche lançou recentemente uma série sobre prevenção do câncer de mama. A produção foi divulgada no Youtube e já conta com muitas visualizações e likes. De acordo com o estudante é importante falar sobre a prevenção entre transexuais, principalmente para homens que optaram por não fazer a mastectomia, que é a retirada das mamas.

Na filmagem, o estudante de Comunicação Social tira a camisa e ensina como fazer o auto exame. Além disso, a produção conta com a ajuda da namorada do rapaz que lembra da importância da prevenção em mulheres cis. De acordo com Thiago, os homens trans são esquecidos nas campanhas do Outubro Rosa.

O estudante afirmou que é a “sua própria representatividade”, uma vez que nenhuma campanha sobre câncer de mama contempla as pessoas trans. Dessa forma, o estudante objetiva uma campanha de Outubro Rosa mais inclusiva. Assim como outros homens trans, Thiago optou por não fazer a mastectomia.

Além de as campanhas não contemplarem homens trans, o estudante afirmou que a informação sobre o assunto também é escassa. Ele ingere hormônios e pensou se esse processo não seria nocivo para seu corpo no sentido de desencadear o câncer de mama. Assim, Thiago foi procurar informações sobre a doença em homens trans e se decepcionou com a falta de abordagem do assunto na internet. “Falta incluir pessoas trans no diálogo de saúde”, disse.

Para Thiago, é importante que homens trans procurem os serviços de saúde para fazer exames nas mamas. Além disso, o estudante alerta sobre o perigo de começar a hormonização por conta própria. Hoje, o SUS dispõe de atendimento para pessoas trans nesse sentido. Por outro lado, a atenção para a saúde dessa população ainda precisa melhorar. “Essas pessoas precisam ser representadas”, afirmou o estudante.

Confira o vídeo

 

 

 

 

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS