Hoje em Curitiba: roda de conversa e acolhimento para pessoas recém diagnosticadas

Redação Lado A 21 de Novembro, 2019 14h14m

COMPARTILHAR

TAGS


Na noite de hoje (21) a Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV, em Curitiba, promoverá uma roda de conversa para pessoas recém diagnosticadas com HIV.

O projeto acontece semanalmente, às quintas-feiras, e começou no Grupo Dignidade, em Curitiba. As reuniões já acontecem desde o início do ano.

Segundo Augusto Gomes, que faz parte da organização das reuniões, o foco é o acolhimento das pessoas recém diagnosticadas e o debate sobre a importância da adesão ao tratamento com antirretrovirais e sua manutenção. Segundo Augusto, o projeto visa melhorar a autoestima das pessoas para que sigam o tratamento e cheguem ao estágio de carga viral indetectável. Assim, a pessoa se fortalece para lidar com o preconceito. As reuniões também contam com a presença de uma psicóloga.

Augusto contou para a Lado A sobre a frequência nas reuniões. Conforme relatou, algumas pessoas frequentam as reuniões em todas as semanas. Já outros participam com menor frequência. Além disso, muitas pessoas estão chegando com diagnóstico recente.

Uma grande preocupação é o abandono do tratamento, que acontece por vários motivos. Geralmente, o preconceito gera medo de ser visto retirando os medicamentos antirretrovirais. Em outros casos, o abandono do tratamento é motivado pela pouca condição financeira que impede o acesso aos locais de retirada dos medicamentos. Algumas pessoas estão em situação de extrema vulnerabilidade social.

A iniciativa dessa reuniões é muito importante para conscientizar e orientar as pessoas recém diagnosticadas com HIV. Além disso, promove a sensação de acolhimento ao reunir pessoas para debates e conversas.

A Roda de Conversa Acolhendo Pessoas recém Diagnosticadas acontece hoje, às 19 horas, assim como em todas as quintas-feiras. O endereço é rua Cruz Machado, 353, sala 02, Centro de Curitiba.

Fone: (41) 3233-2473 (RNP+C) e (41) 3222-3999 (Dignidade)

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS