Jovem é impedido de alugar quarto em Curitiba: “prefiro alugar para héteros”, diz proprietário

Redação Lado A 05 de Dezembro, 2019 11h27m

COMPARTILHAR

TAGS


Um estudante de 21 anos sofreu homofobia ao tentar alugar um quarto para morar em Curitiba. Lucas Vasconcelos entrou em contato com o responsável pelo aluguel e recebeu mensagens questionando sua sexualidade.

Lucas é de Santa Catarina mas já reside em Curitiba há três anos. Estudante de jornalismo, o jovem já presenciou outras situações homofóbicas com ele e com outras pessoas. O que Lucas não imaginava era que sofreria mais uma situação dessas para tentar alugar um quarto no valor de R$ 1.200 mensais. O imóvel está localizado no Ecoville, bairro abastado de Curitiba.

O anúncio do quarto afirmava que a vaga era para todos os sexos e não fazia nenhuma menção que levasse Lucas a suspeitar que o dono poderia ser preconceituoso. Então o estudante enviou mensagem com seu telefone para o dono do anúncio, que entrou em contato. Diretamente, o homem perguntou se Lucas era hétero. Ao responder que não, o homem disse que preferia alugar o espaço somente para héteros.

O estudante respondeu que a atitude foi homofóbica e que havia perdido o interesse no quarto. Inicialmente, Lucas não quis levar o caso adiante na Justiça, mas mudou de ideia. No momento o estudante está analisando o ocorrido junto a um advogado e a sua família.

Emocionalmente, o jovem ficou abalado. Lucas já foi vítima de homofobia em outra ocasião, quando foi atacado por dois homens no bairro Campo Comprido, em Curitiba, que agrediram o estudante com socos, chutes, e xingamentos homofóbicos.

A atitude do dono do anúncio do quarto pode ser condenada segundo uma recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que decidiu pela criminalização da homofobia e a tipificou nos mesmos moldes do racismo.

O dono do anúncio do quarto não se manifestou publicamente sobre o ocorrido.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS