II Marcha da Visibilidade Trans de Curitiba pede mais vagas de trabalho para travestis e transexuais

Redação Lado A 28 de Janeiro, 2020 09h32m

No último sábado, dia 25, Curitiba recebeu a segunda edição da Marcha da Visibilidade Trans, organizado pelo Transgrupo Marcela Prado e parceiros. O evento marca a celebração do Dia da Visibilidade Trans, no dia 19 de janeiro. A passeata teve tom político forte e muita alegria.

Os participantes iniciaram a marcha na Boca Maldita às 15h, com a distribuição de panfletos sobre empregabilidade trans desenvolvidos pela Prefeitura de Curitiba. Em seguida, marcharam pela Rua XV de Novembro até o cruzamento com a rua Monsenhor Celso, onde a Bloca Saí do Armário e Me Dei Bem, bloco LGBT do pré Carnaval de Curitiba, passou a comandar a marcha. Ao todo, mais de 500 pessoas participaram da ação.

O grupo Mães pela Diversidade puxou o tom político da marcha, com falas como “Sai da minha frente que com mãe é diferente”, lembrando que o país é o que mais mata pessoas trans no mundo.

A marcha seguiu até a sede histórica da UFPR, na Praça Santos Andrade, onde teve mais bloca e um show de drag. Militantes usaram o microfone para explicar a importância do tema.

A Assessoria de Políticas para a Diversidade Sexual, da Assessoria de Direitos Humanos da Prefeitura de Curitiba desenvolve o programa Cidadania T, que possui um banco de dados de currículos de pessoas trans e vagas inclusivas. Segundo análise do programa, 90% das participantes tiveram alguma atividade formal de trabalho no último ano, sendo que 70% atualmente encontram-se com emprego ou fonte renda. Para participar do programa, é preciso enviar um currículo para diversidade@pmc.curitiba.pr.gov.br e ser trans moradora de Curitiba ou região metropolitana.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

Banner Marcação 1000x220

COMENTÁRIOS