Capa de jornal com beijo gay ganha prêmio e inspira primeira bienal LGBTI

Redação Lado A 08 de Março, 2020 18h38m

COMPARTILHAR


O ano de 2019 não foi fácil para a comunidade LGBTI no Brasil: o país enfrenta um período de fortes ataques à imprensa e de intolerância à diversidade.

Portanto, a existência de publicações que retratem e celebrem outros universos possíveis, dentro de um cenário que flerta com a censura, se torna ainda mais pertinente e louvável.

Em sua edição do dia 7 de setembro de 2019 – o Dia da Independência do Brasil -, a Folha de São Paulo estampava uma gigante ilustração de um beijo gay, em um desenho que remetia à arte dos quadrinhos, em resposta à censura aos quadrinhos com beijo gay na Bienal do Livro do Rio. Com isso, a publicação acabou levando o Prêmio Folha de Jornalismo do ano de 2019.

Maicon Silva, diagramador do veículo responsável pela edição daquele dia, comenta: “Nós tínhamos três alternativas de imagem: a própria ilustração do beijo, as fotos dos fiscais recolhendo os quadrinhos na Bienal do Livro do Rio e as versões do beijo criadas por chargistas do jornal”.

Mas nem tudo é sombra: o episódio fomentou a discussão acerca da liberdade intelectual e artística, e gerou frutos. A BILGBT – I Bienal Literária-Geek LGBTI+, que acontecerá em Curitiba entre os dias 06 e 07 de junho de 2020 no Museu Oscar Niemeyer, foi inspirada a partir da situação de censura testemunhada na Bienal do Rio.

O evento prevê a participação de cosplays, drag queens, e promete rodas de conversa e palestras, além da presença de novas startups, com muitos beijos gay ao vivo e a cores.

O evento será realizado pela startup Impérios Sagrados e terá dois dias de eventos, com concursos, feira, apresentações e muita cultura Geek e LGBTI+.

Esperamos que cada dia mais veículos de comunicação possam exercer sua liberdade de expressão como a Folha de São Paulo fez, reforçando que vivemos em um país que tem espaço para a diversidade cultural, onde todos os cidadãos tenham igualdade de direitos e respeito às diferenças.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS