Bar gay de Curitiba reabre com ação solidária e gera polêmica

Redação Lado A 17 de Abril, 2020 12h50m

COMPARTILHAR

TAGS


O Odara Café, aberto durante o Carnaval deste ano, em Curitiba, reabriu no final de semana de Páscoa e causou revolta em muitos internautas. Acusada de irresponsabilidade, por conta da quarentena do Covid19, a casa informou para a Lado A as medidas de proteção que foram tomadas.

A polêmica se deu porque muitos usuários das redes sociais prometeram boicotar o estabelecimento e denunciar a reabertura. A casa porém afirmou que bares não estão no decreto estadual que fechou estabelecimentos em março. O Odara ficou fechado por quase um mês, aderindo à quarentena voluntariamente. O decreto proíbe a abertura de boates, saunas, e a aglomeração de mais de 50 pessoas.
O Odara irá atender apenas 15 pessoas em seus 250 m², uma pessoa a cada 16m². A casa reduziu o tempo aberto (encerando agora a meia noite) e passou a atender apenas sexta, sábado e domingo. Antes da pandemia eles abriam todos os dias.

O bar afirma que está medindo a temperatura corporal dos clientes e monitorando por duas semanas a todos, além de ser a favor da quarentena. “Fica em casa, mas se sair oferecemos um lugar livre de homofobia”, diz a página no Instagram. Segundo um dos proprietários, é importante ter um local sem homofobia, que a casa está promovendo campanha de doações para a comunidade e informando os clientes da importância de ficar em casa, além de fornecer máscara de pano e álcool gel. Esta semana, o Odara entregou 15 cestas básicas para uma ONG que atende LGBTS, doadas por clientes e funcionários.

Por coincidência, um novo decreto da Secretaria de Saúde de Curitiba normatizou a reabertura do comércio da cidade esta semana. Ele estabelecendo o uso obrigatório de máscaras e capacidade máxima de 1 cliente por 9m² no interior dos estabelecimentos comerciais. As duas medidas já são cumpridas pelo Odara.

Este final de semana a casa traz o título de “HARD DAYS”, Dias Difíceis, e vende os convites antecipadamente na internet. O valor com open bar a noite toda está R$55, e a entrada a R$20 reais, em ambos os casos doando um quilo de alimento que deve ser entregue no local. Saiba mais aqui.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS