Covid-19 pode provocar impotência e outras seqüelas a longo prazo

Redação Lado A 11 de Dezembro, 2020 14h00m

COMPARTILHAR

TAGS


“Sabemos que ele causa problemas vasculares. Então isso é uma preocupação real: não é só que o vírus mate, ele pode mesmo provocar complicações de longo prazo, para toda a vida”, alertou a médica norte americana Dena Grayson em entrevista a respeito do novo vírus. As sequelas do Covid 19 ainda não totalmente conhecidas mas acendem um alerta.

Um estudo realizado na Itália concluiu que a disfunção erétil pode não só ser uma “provável consequência” da doença para os sobreviventes, ela pode ser até mesmo um fator de risco para desenvolver pneumonia. O alerta acende pois aos pacientes de covid-19 desenvolvem dano ao sistemas vascular e respiratório. O Sars-cov-2 costuma atacar o revestimento interno nos vasos sanguíneos (endotélio), inclusive do pênis, causando bloqueios vasculares. Por isso o risco também de aumento de enfartos e problemas cardíacos. O pênis é rico em capilares suscetíveis a obstruções.

Apesar dos estudos ainda não serem conclusivos, os indícios ainda são fortes de que a infecção do Covid 19 deixa sequelas mesmo após o corpo se livrar do vírus. A melhor forma de evitar ter essas sequelas é não ser infectado pelo vírus. O mundo tem assistido a incidência do Covid 19 voltar a crescer em todo o mundo, por isso, não é hora de abaixar a guarda.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS