Coletivos LGBTQIA+ realizam 25ª edição da Parada Livre de Porto Alegre em junho

Redação Lado A 30 de Maio, 2022 13h40m

Após dois anos sem qualquer movimentação, a Parada Livre de Porto Alegre realizará sua 25ª edição em junho deste ano. O evento vem como uma forma de protesto contra o governo genocida em vigor no momento que endossa a LGBTfobia e ignora as mortes por COVID-19. Nos dois anos anteriores em que a Pandemis esteve no auge, muitos LGBTs ficaram em situação de vulnerabilidade e perderam suas vidas e familiares, e é voltada a esse público que a Parada deverá acontecer.

O evento está marcado para o dia 5 de junho, no Parque Redenção em Porto Alegre. Fazem parte da organização do evento diversos coletivos LGBTQIA+ como o Mães pela Diversidade, Nuances, Igualdade, Outra Visão, Transenem, Rede Lés-Bi, entre outros. Além disso, a Parada Livre conta com o apoio financeiro da Prefeitura de Porto Alegre, através do edital derivado do Termo de Compromisso Consensual da PRDC-RS/MPF, acordado após o fechamento antecipado do exposição Queer Museu – Cartografias da Diferença na Arte Brasileira. Tal exposição esteve em cartaz durante quase um mês no Santander Cultural de Porto Alegre em 2017, porém, foi cancelada após uma onda de protestos de conservadores.

A Parada Livre de Porto Alegre acontece na capital gaúcha desde 1997, junto com diversos movimentos sociais LGBTQ+ e de forma autônoma. O grupo Nuances é uma das organizações mais engajadas como o evento, e nesta edição completará 31 anos de atuação. O Nuances começou a ganhar visibilidade no mesmo ano de início da Parada, onde reuniu mais de 150 seguidores, que no ano seguinte já eram mais de 2 mil pessoas. Além de ajudar na Parada Livre, o grupo lançou o Jornal Nuances em 1998, circulando até 2009.

A Parada Livre de Porto Alegre acontecerá no domingo, 5 de junho. O evento também marca a abertura de celebrações do Mês do Orgulho LGBT+. A partir das 12 horas os participantes já poderão se reunir no Parque Redenção e a primeira atração da Parada será o Bloco do Beijo.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS