Atriz de Mulheres Apaixonadas se nega a fazer novo papel de lésbica na Globo

Redação Lado A 01 de Agosto, 2022 18h11m

COMPARTILHAR

TAGS


 

A atriz Paula Picarelli ficou conhecida nos anos 2000 após interpretar a personagem Rafaela, que fazia par romântico com Clara, personagem de Aline Moraes. A produção levantou muitos comentários do público sobre a atriz, que disse ter se sentido muito exposta na época. Recentemente, ela foi convidada pela emissora Globo a fazer mais um papel de personagem lésbica, mas se negou.

Após o convite da emissora, Paula decidiu interromper seus trabalhos na televisão e fazer outros tipos de produções artísticas. Em 2003, a novela Mulheres Apaixonadas, transmitida em horário nobre, foi uma das primeiras produções a exibir um casal lésbico na televisão. Em Senhora do Destino, as personagens Jenifer, de Bárbara Borges e Eleonora, de Mylla Christie, também chamaram a atenção do público sendo uns dos poucos casais lésbicos que aparecem na televisão.

Em Mulheres Apaixonadas, Clara e Rafaela sofriam muita lesbofobia na escola em que frequentavam, a Ribeiro Alves. Os comentários maldosos vinham principalmente da personagem Paulinha, interpretada pela atriz Roberta Gualda. Algumas cenas entre as personagens chegaram a ser cortadas, mas nos últimos capítulos da novela de Manoel Carlos, Clara e Rafaela trocaram um discreto beijo em cenas de uma peça de Romeu e Julieta.

Na época da transmissão de Mulheres Apaixonadas, Paula Picarelli tinha apenas 25 anos. Na ocasião ela cedeu uma entrevista ao jornalista Gabriel Perline, em que contou sobre os desafios e consequências de viver uma personagem lésbica. De acordo com a atriz, a novela foi um período muito difícil em sua vida pessoal, já que foi muito exposta. Picarelli contou que não sabia lidar com a reação do público, por isso, depois da novela, a atriz decidiu voltar para o teatro até para decidir quais seriam seus próximos passos na carreira.

Antes de sair da Globo, Picarelli recebeu um convite para interpretar uma personagem lésbica mais “masculinizada” numa novela das 19 horas. No entanto, a atriz disse que sentiu que a emissora estava a colocando em um estereótipo de personagens, o que não a interessava. Ultimamente, sua última produção na TV foi na série infantil Escola de Gênios, em 2018. Hoje, aos 44 anos, Paula se dedica ao teatro.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS