Vereadora trans Duda Salabert recebe ameaça de morte de grupo neonazista

Redação Lado A 01 de Agosto, 2022 19h16m

“Mártir dos travecos”, foi assim que um ameaçador anônimo se referiu à primeira vereadora trans de Belo Horizonte, Duda Salabert (PDT). A mensagem contém ainda ameaças de morte contra a família de Duda, além de palavras que incentivam a morte e violência contra homossexuais, negros e judeus. Além disso, a mensagem que supostamente é de autoria de William Maza dos Santos, nome que aparece como remetente do e-mail, ameaçava a família da vereadora.

Duda denunciou a ameaça à polícia e divulgou o e-mail recebido nas redes sociais. Segundo a Polícia Civil de Minas Gerais, nesta segunda-feira (1/08), foi instaurado inquérito para apurar o caso, que será investigado pela Delegacia Especializada de Investigação de Crimes de racismo, xenofobia, LGBTfobia e Intolerâncias Correlatas. De acordo com Salabert, o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), disponibilizou a Guarda Municipal para proteção da vereadora. Além disso, a atual candidata a deputada federal informou que deverá pedir apoio também da Polícia Federal.

Segundo a vereadora, as ameaças vêm de um grupo neonazista. Na mensagem recebida, há a assinatura de 14/88, o que segundo a vereadora é uma alusão a elementos nazistas. “Perder seu emprego foi só o começo, na próxima vez você vai perder sua vida”, dizia a mensagem em referência à demissão de Duda de uma escola. A instituição em que a vereadora lecionava recebeu inúmeras ameaças, e decidiu por desligar a professora do quado de funcionários. Duda disse que a ameaça se torna ainda mais terrível porque não é só contra ela, mas se estende à sua esposa e filha.

Duda foi a vereadora mais votada da história de Belo Horizonte e recentemente se candidatou a deputada federal. Ela foi a primeira mulher trans eleita em sua cidade. Sua candidatura, segundo a vereadora, representa um avanço frente a um cenário em que nunca uma transexual ocupou uma vaga no Congresso. Além disso, ela comentou sobre a importância de legislar em proteção ao meio ambiente. Na mesma ocasião da candidatura, ela afirmou que desistiu de concorrer a uma vaga no Senado.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS