Fazendo parte das festividades que ocorrem em São Paulo na programação do Mês do Orgulho LGBT, será exibido um longa metragem de muito sucesso: “A Volta da Paulicéia Desvairada “. O longa fez um enorme sucesso em 2012, quando foi exibido pela primeira vez. Com direção de Lufe Steffen, o filme retrata exatamente os cotidianos de milhares de paulistanos que encontram na noite um refúgio para os mais variados problemas e desilusões.
Em “A Volta da Paulicéia Desvairada ” diversos jovens das mais variadas classes sociais foram entrevistados, além de jornalistas, drags e pessoas que fazem a noite acontecer. E foram questionados à respeito do que era a noite gay paulistana para eles. O documentário mostra uma vida urbana real, um retrato de como a noite gay de São Paulo tem evoluído em diversos aspectos.
A exibição do longa metragem será no dia 17 de maio, dia em que se é comemorado o Dia Internacional da Luta Contra Homofobia e será exibido na Sala Cinemateca, localizada no Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino-São Paulo, a partir das 20h30.
Paulicéia Desvairada é o nome de um livro escrito por Mario de Andrade, publicado em 1922. O prefácio é um prelúdio das bases do movimento Modernista que viria depois. Marca o fim das artes a serviço da burguesia, cheia de moldes, e o nascimento de um movimento autêntico e com personalidade. O livro de poemas trata cos conflitos da capital paulista entre ricos e humildes vindos do interior e toda sua diversidade “desvairada”.
Assista o trailer do documentário: