Austrália reconhece a união entre casais do mesmo sexo

Os homossexuais australianos poderão finalmente oficializar suas uniões civis. Uma lei que permite reconhecimento dos matrimônios entre pessoas do mesmo sexo foi aprovada este mês pelo Parlamento de Camberra e entrará em vigor na chamada ACT – Território da Capital da Austrália.


Muitas pessoas já procuraram o Escritório de Registros para oficializar suas uniões, segundo organizações gays locais. “Este é o reconhecimento de nossos 23 anos de relacionamento”, afirma Cris Healey, que procurou o escritório para formalizar o a união com sua companheira.

O primeiro-ministro conservador, John Howard, tinha ameaçado vetar a lei por considerar que infringiria a lei federal sobre o matrimônio, entre homem e mulher. No entanto o governo foi convencido após uma série de emendas à lei, garantindo seus limites enquanto união civil, e não federal.

“O regime de união civil que começou este mês não é a totalidade do esquema que pretende colocar em vigor ACT”, disse um governo representativo na região.
Ainda assim, a nova lei não permitirá a total celebração da união entre pessoas do mesmo sexo, ela, apenas, irá assegurar os mesmos direitos que heterossexuais têm no que diz respeito à pensão, taxas e seguro social.

Grupos ativistas gays ficaram desapontados por ainda não haver previsão para o casamento gay, mas receberam com entusiasmo a notícia de que a lei agora vale para todos os cidadãos australianos.


 

Redação Lado A :A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa