Depois de Brad Pitt e Steven Spielberg terem doado U$ 100 mil dólares para as entidades contra a Proposta 8 que visa anular a lei que proíbe o casamento entre pessoas do mesmo sexo no estado, foi a vez de um dos donos do Google e do NY Times se posicionarem contra a proposta. A AT&T, Levi´s e a Pepsi doaram dinheiro ao comitê que luta para manter o casamento gay na Califórnia, mesmo com ameaça de boicote de entidades ditas defensoras da família americana.
Desde maio, a Corte do Estado da Califórnia considerou anticonstitucional a não realização de uniões entre pessoas do mesmo sexo. Os opositores à decisão convocaram um plebiscito que será realizado no dia 04 de novembro. Se a proposta for derrotada, a pauta deve ir ao congresso americano em breve e gays poderão ter o direito garantido em todo o território nacional norte-americano. Nos últimos dias, outros países têm aprovado a união de pessoas do mesmo sexo e a discussão tem ajudado a colocar em pauta o assunto em todo o mundo.
Sergey Brin, um dos maiores acionistas da Google, colocou em seu site, sobre a Proposta 8, “Respeitamos as crenças veementes das pessoas que optam por cada um dos lados do debate, mas vemos que essa é uma questão fundamental de igualdade. Esperamos que os eleitores da Califórnia votem não para a ‘Proposição 8′ – não devemos eliminar o direito fundamental das pessoas, qualquer que seja sua sexualidade, de se casarem com as pessoas que amam.” Já o grupo New York Times comentou que “Os eleitores da Califórnia terão a chance de proteger os direitos dos homossexuais masculinos e femininos e de preservar a Constituição. Eles devem votar contra a ‘Proposição 8′ que visa alterar a Constituição para impedir que pessoas do mesmo sexo se casem”, defendeu um dos órgãos de mídia mais importantes do mundo.