O simpósio 2009 da IGLTA – Associação Internacional de Turismo Gays e Lésbicas – entidade fundada em 1983 e hoje com mais de mil membros, será realizado na Ilha da Magia entre os dias 25 e 29 de março. É o primeiro evento do gênero da entidade no Brasil. A cidade foi escolhida após um forte trabalho da Santur, entidade de turismo da cidade, para levar o evento a Floripa, considerado um dos destinos prediletos dos gays na América do Sul.
O Simpósio reúne passeios e palestras, além de um fórum para debates, workshops e uma feira de produtos e fornecedores. Muitas visitas aos locais turísticos devem agitar o evento que tem diversas bases, enquanto tudo poderia estar concentrado em um local.
Itinerário dos visitantes do evento:
No segundo dia de evento, dia 26, o pessoal irá visitar o sul da ilha e conhecerão o lado selvagem e pouco explorado de Floripa como a mata nativa que recobre 45% da região, cachoeiras, praias como Naufragados e outras não tão badaladas. Vão ainda a Ribeirão da ilha conhecer os restaurantes especializados em ostras. De tarde visitam ainda a Pousada Natur Campeche e o sudeste e noroeste da ilha.
Já no dia 27 serão realizadas visitas ao Mercado Municipal, Lagoa da Conceição e Leste da ilha, dando destaque à cultura Açoriana instalada na cidade, com sua cozinha, arquitetura e expressões. A costa da Lagoa com seus restaurantes a beira-mar será outro local visitado, de barco. Depois uma passadinha na Praia Mole e de noite o pessoal se joga nas baladas.
No sábado, dia 28, rolam os workshops no Hotel Sofitel e o Marketplace, a feira de negócios, no Majestic Palace. No final da tarde, das 17h30 e 20h30, acontece o Fórum GL internacional. No último dia, 29/03, visitam Santo Antônio de Lisboa, bairro de tradicional influência portuguesa com uma feira permanente de artesanato. Depois, é a vez de o grupo conhecer Jurerê Internacional, onde jantam e se despedem de Florianópolis.