Senador americano John Kerry intercede por gay brasileiro que pede asilo nos EUA

Parece que o senador democrata John Karry e ex-candidato a presidência dos EUA continua querendo agradar e não é só em época de campanha não. A atenção do senador tem sido mobilizada pelo caso de um brasileiro. O rapaz em questão é Genésio Oliveira homossexual assumido e casado com Tim Coco. O brasileiro conheceu seu companheiro em 2002 e se casou no ano de 2005 em Massachusetts, estado em que o casamento de pessoas do mesmo sexo é legalizado. Genésio, porém, acabou tendo que retornar ao Brasil por não ter visto de residência.


O senador John Kerry fez o pedido de asilo ao governo de Barack Obama intercedendo por Genésio que está separado do companheiro desde agosto de 2007 depois que seu pedido de asilo foi rejeitado. O brasileiro fez o pedido já em 2002 quando disse na época ter sido atacado e abusado sexualmente por um médico quando ainda era adolescente no Brasil. Alegando temer por sua segurança devido sua orientação sexual.


A solicitação do senador John Kerry foi feita através de uma carta enviada diretamente ao Departamento de Justiça americano na última quinta-feira. No conteúdo da carta enviada ao secretário de Justiça, Eric Holder, Kerry diz que o responsável pelo caso na época, o Juiz Francis Cramer, considerou o testemunho de Genésio Oliveira crível, de qualquer forma acabou negando o pedido do próprio alegando que ele “jamais teve prejuízos psíquicos” devido ao abuso sexual. Keery classificou esta sentença sendo “ultrajante”. Kerry disse ainda que “Ninguém pode questionar ou modificar a lei federal. Essa situação é uma questão humanitária, que merece um enfoque apropriado.”


O Departamento de Justiça informou que irá examinar a carta e responder a Kerry e não quiseram mais comentar sobre o assunto.
Segundo o jornal norte-americano “The New York Times”, no Brasil, juízes têm garantido o direito de residência aos parceiros estrangeiros cuja orientação sexual é a homossexualidade. O diário diz ainda que a Justiça brasileira vêm autorizando a união civil, a fim de garantir benefícios aos casais do mesmo sexo, muitos segmentos da sociedade se demonstram abertamente hostis à união civil de gays e lésbicas.

Redação Lado A :A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa