Grupo chileno tenta revogar lei que proíbe gays menores de fazerem sexo com adultos

Um grupo em defesa dos direitos homossexuais do Chile chamado de Movilh (Movimento de Integração e Libertação Homossexual) lançou ontem um projeto de lei que tenta impedir uma lei no Chile que impede que um homossexual menor de idade tenha relações sexuais com outro maior de idade.


A lei atual dá cadeia e o “condenado” pode pegar até três anos de prisão no Chile. O projeto começou a ser tramitado no Parlamento, a iniciativa procura acabar com o artigo 365 do Código Penal, que na prática fixa em 18 anos a idade a partir da qual os jovens homossexuais podem dar seu consentimento para fazer sexo com maiores de idade, enquanto para os heterossexuais as relações podem ser consentidas a partir dos14 anos de idade.


Rolando Jiménez, presidente do Movilh, disse ainda em 1999 havia conseguido acabar com a proibição de manter relações homossexuais com maiores de 18 anos, isso para ele acaba afetando os jovens menores de 18 anos. O projeto de lei, no entanto, ainda depende de aprovação da maioria do Congresso Nacional no Chile. Mas o que o projeto busca é a igualdade de direitos entre héteros e homes.

Redação Lado A :A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa