Profissionais da mídia condenam comentário homofóbico de Requião

Na terça-feira, no mesmo dia em que o governador do Paraná, Roberto Requião, fez graça ao dizer que a incidência de câncer de mama em homens deve ter algo a ver com as “passeatas gays”, o comentarista do Jornal da Globo, Arnaldo Jabor, abordou o assunto em seu espaço no jornal que vai ao ar próximo à meia-noite na maior emissora do país.


Criticando os políticos que chamam uns aos outros dos gays, Jabor pergunta o que os move para promover a homofobia e diz o fato não deveria ocorrer no Brasil, um país onde o troca-troca partidário, longos abraços entre políticos e crimes são ocultados em nome de alianças e amizades. “Eu acho o que incomoda os políticos é a não caretice dos gays, a sua liberdade corajosa. Será que é semelhante à raiva contra a imprensa livre? O Requião, um homem bonito, com lindos olhos verdes, não precisava dar uma dessas. Só falta agora dizerem que não há gays no Paraná” (comparando Requião ao presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad, que disse não haver gays em seu país), encerrou o âncora.


Já na manhã desta quarta-feira, reverberando a notícia do dia anterior, o matinal Mais Você, também da Rede Globo, partiu em defesa dos homossexuais em sua abertura. A apresentadora Ana Maria Braga cobrou “compostura” do governador e o papagaio Louro José fez piadas, desta vez com a figura do governador.


Já o colunista Josias de Souza, da Folha de São Paulo, afirmou em sua coluna: “Associar a doença à opção sexual de quem a sofre é algo tão inusitado quanto esperar de Requião que se exima de dizer tolices numa TV dita Educativa.”



Assista ao vídeo do comentário de Arnaldo Jabor:
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1149146-7823-ARNALDO+JABOR+FALA+SOBRE+O+PRECOCEITO+DOS+POLITICOS+COM+OS+GAYS,00.html

Redação Lado A :A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa