Cerimônia religiosa para casal gay católico gera polêmica na Bélgica

O frei capuchinho Germain Dufour celebrou em 13 de fevereiro uma cerimônia na igreja de Saint-Servais para abençoar a união de Michel e Christian, de 45 e 43 anos, respectivamente, que foram antes à Prefeitura da cidade formalizar a união civil.


Segundo o jornal La Dernière Heure, o casal seguiu de limosine branca até a paróquia para a cerimônia religiosa, onde o religioso abençoou as alianças, mas não repartiu a comunhão. Os dois se conheceram pela internet há um ano e meio.


“Somos católicos e nós dois queríamos nos casar na Igreja”, afirmaram os noivos, agora casados, para a imprensa local. Um padre amigo padre iria oficializar a união, mas acabou adiando por razão de outros compromissos. Dufour pediu a paróquia de Saint-Martin permissão para oficializar a bênção.


Segundo o porta-voz dos bispos na Bélgica, Eric De Beukelaere, o ocorrido não pode ser classificado como casamento religioso, lembrando que homossexuais são bem vindos na igreja, mas insistiu que o sacramento do casamento é destinado aos casais formados por um homem e uma mulher.


 

Redação Lado A :A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa