HIV pode ser erradicado em 40 anos afirmam cientistas

Cientistas afirmaram em um congresso de epidemiologia realizado na semana que a recomendação do uso correto dos medicamentos para as pessoas infectadas com o vírus da doença poderia parar as infecções em cinco anos. Para Brian Williams, pesquisador do Centre for Epidemiological Modelling and Analysis, da África do Sul, o uso de antirretrovirais de maneira competente pode conter o contaminação em alguns anos.


Para o pesquisador, a droga anti-HIV é a melhor opção para prevenir e acabar com a dispersão da Aids, em vez de esperar o desenvolvimento de uma vacina eficaz ou depender unicamente de pessoas que mudem o seu comportamento sexual e estilo de vida. No ano que vem, será testado o início de um estudo clínico, com pessoas que vivem em uma localização da África do Sul com muitos casos de HIV.


Quando tomados de maneira adequada, os antirretrovirais reduzem a aglomeração do vírus HIV no sangue em dez mil vezes. A diminuição da carga viral faz com que as pessoas sejam 20 vezes menos contagiosas, o que faz com que a transmissão do vírus diminua,explica o cientista. Assim, a redução de mortalidade cairia em quase 95% até 2015 e até 2050 a transmissão seria quase nula.

Redação Lado A :A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa