Porto Alegre tem 24h de Cultura neste fim de semana

A capital gaúcha terá nos dias 20 e 21 de março, neste final de semana, uma programação cultural non stop, com 24 de atrações nos mais diferentes segmentos de artes. A iniciativa é da prefeitura e conta com a participação de diversos grupos.


Teatro, música, dança, carnaval, karaokê e shows preenchem a programação que tem como destaque para a comunidade GLS dois eventos em especial: O espetáculo “O que Seria do Vermelho se não Fosse o Azul, no sábado às 16h no Teatro da Câmara (Rua da República, 575) e a peça juvenil “Adolescer”, texto que reflete valores de ética e comportamento, abordando assuntos polêmicos e corriqueiros na vida dos adolescentes às 21h no Teatro Renascença (Av. Erico Veríssimo, 307), também no sábado.


As peças não são voltadas ao público gay mas debatem o preconceito, respeito e diversidade abertamente. Toda a programação é gratuita.


Confira o programa completo:



SÁBADO – 20 de março


Local: Teatro Renascença, às 11h.
Palestra “O Enigma da Cultura Contemporânea”, com Affonso Romano de Sant’Anna.
Affonso Romano de Sant’Anna é um caso raro de artista e intelectual que une a palavra à ação. Com uma produção diversificada e consistente, pensa o Brasil e a cultura do seu tempo e se destaca como teórico, poeta, cronista, professor e jornalista. Com mais de quarenta livros publicados, este mineiro é considerado o sucessor de Carlos Drummond de Andrade. Entre suas obras, destacam-se “O Lado Esquerdo do meu Peito” (1991), “Que País é Este” (1980), “A Cegueira e o Saber” (2006) e “Tempo de Delicadeza (2007). Aqui, vai falar com o público a respeito da cultura nos dias atuais.


Local: Região Centro Sul (Rua Paulo Maciel entre as Ruas Dep. Cunha Bueno e Julio Teixeira), a partir das 17h.
O Projeto de Descentralização da Cultura apresenta o Carnaval Comunitário, com muita alegria e descontração para os moradores do bairro.

Local: Parcão (junto a Rua Comendador Caminha).
16h – Dança com o Grupo Batida de Rua.
O espetáculo do Grupo Batida de Rua percorre a história da dança de rua, através de formas, músicas, indumentária e influências desse gênero de dança, desde sua origem até os dias atuais, assim como seu desenvolvimento no contexto sócio-cultural, suas características mais peculiares, estilos e técnicas variadas. Direção de Carlos Nunes.

17h – Dança com os Grupos Centro de Arte de Porto Alegre, Essência Cia. de Dança e Ballet Cia. de Porto Alegre.
Apresentação dos espetáculos “In Concert” e “Nas Trilhas do Cinema” (cenas de “Happy Feet”, “Carmen”, “Feitiço Havaiano”, “Moulin Rouge” e “Piratas do Caribe”), mesclando coreografias de jazz, ballet, dança de rua e dança de salão.

18h – Teatro de Rua com “O Vendedor de Palavras”, do Grupo Mototóti.
Divertido espetáculo de rua que aborda o incentivo à leitura, com elementos próprios do teatro popular. Em cena, Milho, um amante dos livros que sonha em fazer com que as pessoas leiam por elas mesmas. A música original, executada ao vivo pelos atores, máscaras e teatro de bonecos se agregam ao colorido do espetáculo, já assistido por mais de 16 mil espectadores no sul do país.

19h – Show Realidade Paralela.
Realidade Paralela é o show que reúne a cantora Vanessa Longoni, o baterista Luke Faro, o violonista Ângelo Primon e o guitarrista Marcelo Corsetti, grupo este que possui sonoridades e ambiguidades entre os sons de alta tecnologia e os sons acústicos. No repertório, Dorival Caymmi, Pedro Luis, Vitor Ramil, U2 e Edu Lobo.

Local: Praça da Alfândega (entre Memorial do RS e MARGS).
18h – Show com Gafieira Ziriguidum.
A Gafieira Ziriguidum revive a atmosfera existente nos antigos “clubes de dança”, as gafieiras, revitalizando e inovando seu repertório com arranjos criativos e inusitados. No palco, um quarteto de metais interpreta repertório composto de sambas, com pitadas de maxixe, baião, ijexá, salsa e bolero.

19h – Show Esteban Morgado Cuarteto convida Caracol.
Em 1999 foi criado o Esteban Morgado Cuarteto, grupo liderado pelo guitarrista, compositor e arranjador argentino, com a intenção de obter um som particular e renovador dentro do tango. A formação é bandoneon, violão, contrabaixo e guitarra. Em 2009, realizaram turnê por Londres, Munique, Atenas, Luxemburgo e Madri. No show de Porto alegre, estarão lançando o cd “Vamos que Venimos – 10 Años” e contarão com a participação especial de Lurdes Rodrigues.

Local: Prainha da Usina do Gasômetro.
18h – Show “Quase Certeza Absoluta”, com a Banda Cartolas.
O grupo gaúcho Cartolas é uma das revelações da cena independente do sul e chega em 2010 com o segundo álbum, “Quase Certeza Absoluta”. Apresenta um autêntico rock’n’roll com hits como “Sujeito Boa Praça”, “Cara de Vilão” e “Que Diabos tu tem Dentro da Cabeça” e as novas “Partido em Franja” e “Quanta Besteira”. Os Cartolas são Dé Silveira (guitarra), Luciano Preza (vocal), Otávio Silveira (baixo), Pedro Petracco (bateria) e Christiano Todt (guitarra).

19h – Show com a Comunidade Nin-Jitsu.
A Comunidade Nin-Jitsu surgiu em 1995, misturando estilos de música como rock, funk, hip hop, hard rock e electro. Já lançaram seis cds, sendo o último “Atividade na Laje” de 2008. A Comunidade é formada por Mano Changes (voz), Fredi Endres (guitarra), Nando Endres (baixo) e Cristiano Bertolucci (bateria).

20h – Apresentação n° 1 500 da banda Nenhum de Nós.
O Nenhum de Nós cruza a barreira de 20 anos contabilizando 1.500 apresentações, mais de um milhão de discos vendidos, participações em grandes festivais, vários prêmios e reconhecimento de público e crítica, além de uma fiel legião de fãs espalhados por todo o país. Com 12 álbuns lançados e mantendo a mesma formação desde seu início, fato raro na cena roqueira, a banda é composta por Thedy Correa (baixo e voz), Sady Homrich (bateria), Carlos Stein (guitarra), Veco Marques (guitarra e violão) e João Vicenti (teclado, acordeon e vocais). No show, sucessos como “Camila, Camila”, “Astronauta de Mármore”, “Vou Deixar que Você se vá”, “Paz e Amor” e “Dança do Tempo”.

Local: Praça Mascarenhas de Moraes (Av. Palmira Gobbi).
17h – Teatro de Rua com “Miséria – Servidor de Dois Estancieiros”, com a Oigalê Cooperativa de Artistas Teatrais.
Adaptação do clássico “Arlequim Servidor de Dois Amos”, de Carlo Goldoni. É a continuidade da saga do personagem Miséria (do espetáculo “Deus e Diabo”), que depois de sua suposta morte não pode entrar no céu e nem no inferno, então fica vagando pelo Pampa e na capital no final do século XIX. Estreou em 2008, com direção de Hamilton Leite.

18h – Show com Neto & Ernesto Fagundes.
Os irmãos Neto e Ernesto Fagundes são compositores e cantores, intérpretes mais do que conhecidos da música regional gaúcha. Nascidos no Alegrete, ambos desenvolveram suas carreiras nas raízes da música gauchesca e apresentam-se individualmente, em dupla ou com o conjunto musical Os Fagundes. No repertório deste show, músicas de álbuns de Ernesto (seis discos lançados) e Neto (sete discos lançados) e o famoso “Canto Alegretense”, exigência do público em suas apresentações.

Local: Praça México (Av. Juscelino Kubitschek) – Jardim Leopoldina.
18h – Karaokê.
O público presente poderá divertir-se no final de tarde cantando suas músicas preferidas no grande karaokê que se formará na Praça México, em um momento de confraternização entre os moradores.

Local: Museu Joaquim José Felizardo (Av. João Alfredo, 582).
19h – Projeto “A Tela da Cidade”.
“A Tela da Cidade” é um projeto da Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia e da Coordenação da Memória Cultural. Através da projeção de filmes gaúchos ao ar livre, usando como tela os prédios históricos de Porto Alegre, o evento faz uma homenagem à cultura e à memória de Porto Alegre. No programa desta terceira edição, os curta-metragens “Vida Maria” (de Márcio Ramos), “Aos Pés” (de Zeca Britto), “A Invasão do Alegrete” (de Diego Muller), “Palavra Roubada” (de Mirela Kruel) e “Subsolo” (de Jaime Lerner).

Local: Sala P. F. Gastal (Usina do Gasômetro).
20h – Ciclo de Cinema “Gosto de Sangue”.
Uma mostra reunindo vários filmes clássicos e contemporâneos em torno do mito do vampiro, que atualmente vive uma onda de popularidade.
Coquetel de abertura às 20h, seguido de maratona de filmes avançando até às 02h.

Local: Teatros da Prefeitura (também no domingo).
Entrada franca em todos os espetáculos.
TEATRO RENASCENÇA (Av. Erico Veríssimo, 307).
16h – “Dois Idiotas”, peça que conta a história de dois sujeitos que transformam em guerra uma relação que poderia ser gentil. Direção de Zé Adão Barbosa.
21h – “Adolescer”, texto que reflete valores de ética e comportamento, abordando assuntos polêmicos e corriqueiros na vida dos adolescentes. Direção de Vanja Ca Michel.

SALA ÁLVARO MOREYRA (Av. Erico Veríssimo, 307).
16h – “Chapeuzinho Amarelo”, conta as aventuras de uma menina que tem medo de tudo, sabendo da existência de um lobo no outro lado do mundo, decide buscar uma resposta para suas dúvidas. Direção de Paulo Guerra.
21h (domingo, às 20h) – “Elefantilt, Um Exercício Brechtiano”, inspirado em “O Filhote de Elefante”, de Bertold Brecht, a trama acontece em taberna dentro de um acampamento militar, onde quatro soldados pretendem encenar uma peça. Direção de Humberto Vieira.

TEATRO DE CÂMARA (Rua da República, 575).
16h – O que Seria do Vermelho se não Fosse o Azul, pretende colorir a diversidade, a solidariedade e a aceitação das diferenças entre as pessoas através da trajetória de um grupo de atores. Direção de Roberto Oliveira.
21h (no domingo, às 20h) – “Homem que não Vive da Glória do Passado”, conta a irônica e surreal história de um cara comum, que só tem contato com a vida através das telas de computador e televisão.

Local: Usina do Gasômetro.
Programação permanente (também no domingo).



DOMINGO – 21 de março

Local: Parque da Redenção (junto ao Monumento do Expedicionário).
10 às 15h – Atrações da Associação de Artesanato.
Shows com a banda The Travellers Country Rock, Roberto Carlos Cover, Só Creedence, Meu Amigo Elvis e desfile de carros antigos e motocicletas, além dos festejos de 32 anos do Brique da Redenção.

17h – Show “Mulheres da Banda”.
“Mulheres da Banda” reúne a Banda Municipal de Porto Alegre e quatro das principais cantoras populares da capital: Ângela Jobim, Andréa Cavalheiro, Vanessa Longoni e Marisa Rotenberg, interpretando clássicos da MPB, sob a regência e arranjos do maestro Marcelo Nadruz. No repertório, canções de Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil, Jorge Benjor e Tom Jobim. O “Mulheres da Banda” foi um dos destaques do 4° Festival de Inverno de Porto Alegre.

18h – Show “Como num Filme sem fim”, com a Banda Pública.
 A Pública nasceu em 2001, transitando com facilidade entre o rock britânico e o rock underground americano, criando sua personalidade com ênfase nas melodias, nas letras e nos arranjos bem acabados. Em 2008, paralelo aos shows, terminou a gravação do seu aguardado segundo disco “Como num Filme sem fim”, que conquistou o VMB 2009 na categoria Rock Alternativo e o Prêmio Açorianos como Melhor Disco e Disco do Ano.

19h – Show com Izmália & Banda.
Izmália é compositora, intérprete e instrumentista (guitarra e violão). Seu primeiro DVD, gravado ao vivo no Teatro Renascença, será lançado este ano. No show, Izmália estará acompanhada por Sandro (baixo), Playken (guitarra) e Rafa (bateria), interpretando sucessos como “Quase não dói”, “O Beijo que não tem Saída”, “Monogamia”, “Além do que se Pode Alcançar”, entre outras.


Local: Parque da Redenção (junto ao Espelho Dágua).
12h – Capoeira.

17h – Dança com “Vem Dançar com a Cia”.
O workshop público “Vem Dançar com a Cia” apresenta, em sua segunda edição, uma aula de dança totalmente gratuita ministrada pelo coreógrafo da Porto Alegre Cia. de Dança, Mark Sieczkarek (bailarino da Royal Ballet School de Londres). O workshop pretende reunir centenas de pessoas no parque para dançar com todo o grupo de bailarinos e o coreógrafo.

18h – Teatro de Rua com “O Vendedor de Palavras”, do Grupo Mototóti.
Veja sinopse na programação de sábado.

Local: Clube do Comércio (Praça da Alfândega).
15h – Baile da Terceira Idade.
17h – Show “Ziringuindim”, com Zilah Machado.
Dentro do baile da terceira idade, show com Zilah Machado (80 anos), uma estrela gaúcha do samba e samba-canção, intérprete predileta de Lupicínio Rodrigues e uma das personalidades musicais mais conhecidas do estado. Neste show, apresenta composições do cd “Ziringuindim”, lançado em 2009. Responsável pela animação do baile, a Banda RC 7.

Local: Praça da Encol (Av. Nilópolis).
16h – Teatro de Rua com “Sacrafolia – Um Auto de Natal bem Brasileiro”, da Cia. Teatro di Stravaganza.
O espetáculo de Luis Alberto de Abreu conta a história da perseguição da Sagrada Família, que, para fugir de Herodes e seus soldados, erra o caminho de Belém e vem parar no Brasil. O nonsense torna-se fonte de humor nessa história que mistura o sagrado e o profano, onde a realidade brasileira e o bom humor são uma constante. Direção de Adriane Mottola.

18h – Banda do Colégio São João.
A Banda Marcial do Colégio La Salle São João é a mais antiga do Brasil em atividade permanente, fundada em 1960. Atualmente cinqüenta componentes, em sua maioria ex-alunos, integram a banda marcial e sua orquestra de metais. A regência está a cargo dos maestros Sérgio Luiz de Oliveira e Andi Pereira. No repertório, composto por mais de duzentos arranjos, encontram-se clássicos, MPB, jazz, música internacional e, claro, as marchas.

Local: Largo da Feira (Av. Moab Caldas) – Grande Cruzeiro.
17h – Carnaval Comunitário.

Local: Ilha da Pintada (Praça Salomão P. Abraão).
18h – Karaokê.

Local: Praça Inácio A. da Silva (Belém Novo).
18h – Apresentações artísticas da comunidade.
19h – Show com Cristiano Quevedo.
Cristiano Quevedo busca fazer uma música gaúcha sem fronteiras, mas vinculada às raízes regionalistas. No show, o repertório de seu mais recente álbum, o oitavo da carreira, “Pé no Estribo”, juntando ritmos como milonga, chamamé, guarânia e chimarrita.

Redação Lado A :A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa