Lei quer proibir adoção por casais gays no Brasil

 


O projeto de lei 7018/2010 do deputado federal Zequinha Marinho (PSC – PA), apresentado no dia 23 de março de 2010 quer alterar a lei de adoção para que casais do mesmo sexo fiquem proibidos de adotar crianças e adolescentes. No Brasil, casais do mesmo sexo não podem requerer a adoção em conjunto mas um deles pode concluir o processo de adoção como solteiro e depois pedir a inclusão do parceiro. Com a nova lei, seria vedada a adoção a homossexuais.


A emenda altera a Lei nº 8.069, de 1990, do Estatuto da Criança e do Adolescente, e exclui os gays já nos critérios da adoção. A lei deverá ser apreciada pelas Comissões de Seguridade Social e Família e Constituição e Justiça e de Cidadania, esta última que  julgará se ela fere ou não a Constituição.


O projeto já está nas comissões e deve travar uma disputa para derrubá-la na Comissão de Constituição e Justiça, já que ela fere o princípio de Igualdade garantido na Constituição Federal. Apesar da falta de probabilidade de a lei ser aprovada, o movimento gay já se mobiliza para derrubar o texto que é homofóbico e discriminatório.

Redação Lado A :A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa