A Cidade do México, capital mexicana, lançou um comunicado nesta quinta-feira, 15 de julho, informando à imprensa mundial que dará ao primeiro casal homoafetivo que contrair matrimônio na Argentina. Segundo o secretário de Turismo Federal, Alejandro Rojas Diaz Duran, essa iniciativa tem como finalidade incentivar que outros países latinos também adotem essa postura em relação aos direitos homossexuais.
A lua-de-mel oferecida pela cidade mexicana contempla passagens e estadia na capital e um destino litorâneo, no caso, Cancún. Para isso, a prefeitura busca apoio de hotéis e empresas turísticas para entrarem como apoiadoras da iniciativa, afirmou Alejandro Rojas no comunicado.
Rojas também ressaltou que o “presente” ao casal também é uma forma de incentivar o turismo gay friendly no país. Pois, com base em estatísticas, o secretário afirmou que atualmente 15% do turismo no mundo é movimentado por esse segmento, o que representa mais de 150 milhões de pessoas. Acrescenta ainda que os gays gastam cerca de 47% a mais e viagens, comparados aos turistas heterossexuais.
A cidade asteca foi a primeira na América Latina a permitir a união civil de casais gays e elogiou, em comunicado, o avanço argentino. O México estuda a possibilidade de fazer uma reforma em seu Código Civil a fim de garantir aos homossexuais o direito do casamento de fato, com todos os direitos oferecidos aos casais heterossexuais que hoje só é possível na capital do país.