Polícia investiga nova atividade neonazista em cidade gaúcha

A Polícia Civil da cidade de Teutônia, Rio Grande do Sul, a 100km de Porto Alegre, investiga uma possível volta de atividade neonazista à cidade. A suspeita surgiu devido ao fato de diversas placas e pontos de ônibus da cidade terem sido pichados com o símbolo nazista, a suástica, e frases com conteúdo racista.


A suspeita dos policiais é que as pessoas que estejam fazendo esses atos de vandalismo tenham alguma ligação com o grupo de neonazistas identificados e detidos na cidade em 2009. “Nossa preocupação agora é saber se este grupo tem ligação com o outro, preso no ano passado”, explicou o delegado Mauro Mallmann ao jornal Correio do Povo.


No ano passado, mais de 300 exemplares de livros com conteúdo nazista foram apreendidos na cidade de Teutônia. Além dos livros, foram encontradas fardas e demais materiais militares. Na época, um jovem foi detido e mais cinco estão respondendo a processos em liberdade.


Segundo a publicação gaúcha, o estado possui grande preocupação em relação aos casos de neonazismo no país e mantém uma equipe policial específica para investigar esses grupos. Ainda no ano passado, um forte esquema policial conseguiu impedir ataques a sinagogas e à parada gay de Porto Alegre. Em 2009, um segurança negro foi atacado em uma estação da Trensurb, na capital. Em maio do mesmo ano, com o assassinato de um casal, um grupo de neonazistas foram descobertos e detidos no Paraná.

Foto: Correio do Povo

Redação Lado A :A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa