Igreja tradicional de Londres realiza missa para gays

Uma igreja no bairro Soho, na capital inglesa, promove missas voltadas aos fiéis gays e tem ficado popular entre a comunnidade LGBT local. A paróquia Nossa Senhora da Assunção e São Gregório, fundada no início do século XVIII por católicos portugueses, chama a atenção na região central de Londres não apenas pelas vestimentas exóticas de seus freqüentadores mas por estar sempre cheia.


“As pessoas estavam acostumadas a se encontrar na igreja anglicana de St. Anne, que é próxima, e havia o sentimento de que era a hora de encontrar um local católico”, diz o monsenhor Seamus O´Boyle, o padre da paróquia, que afirma que o modelo de missa foi criado em parceria com o Vaticano, seguindo o sucesso da concorrência. Ficou acordado então que a Igreja não julgaria os fieis e que os mesmo não contestariam o posicionamento oficial do Santa Sé.


As missas chamaram também atenção de pessoas contrárias a presença dos homossexuais, que já pedem ao bispo de Westminister o fim das celebrações gays e fazem vigílias no local. Para o grupo de conservadores, a Igreja precisa combater o “estilo de vida homossexual” e pregar o celibato.


Para a BBC, o arcebispo da região falou: “Esta é uma missa paroquial para a qual todos estão convidados, mas ela tem um apelo particular a pessoas de uma mesma orientação sexual – não para distingui-las do resto da congregação, mas para dizer que elas podem se sentir em casa aqui”, e afirmou ainda que outras regiões poderiam ter suas missas gays, caso a própria comunidade solicite ao padre local e o mesmo se interesse em realizá-las. Aos contrários a missa, o religioso é categórico: “qualquer pessoa que tente julgar as pessoas que se apresentam para a comunhão realmente deve aprender a ficar quieta”.


Entre os dias 16 e 19 de setembro o país recebe a visita do papa Bento XVI. A ultima revista papal ao Reino Unido foi em 1982.

Redação Lado A :A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa