Na ultima quarta-feira, em Brasília, em encontro em clima de despedida do presidente Luis Inácio Lula da Silva com os movimentos sociais, em um arrombo de intimidade, Toni Reis, presidente da ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), disse que Lula é “gente boa”, e que ele é o Papai Noel dos gays.
Reis lembrou a ausência de leis no país para combater a homofobia ou reconhecendo o casamento gay. Apesar de o elogio ter sido feito em razão do reconhecimento dos companheiros gays em união estável pelo INSS e na declaração do imposto de renda no último momento de seu governo, Reis lembrou do aumento da homofobia este ano. Lula também convocou este mês o Conselho LGBT e manteve durante seu governo diálogo com a comunidade gay. Porém o governo Lula em seus oito anos, pouco fez de efetivo. A declaração de Reis soou mal dentro da comunidade. André Fischer, do site Mix Brasil, chegou a classificar o episódio de “puxa saquismo”.
“O Lula é muito gente boa. Tem até a barba branca, é o Papai Noel dos gays”, afirmou Reis, arrancando gargalhadas da plateia, composta por lideranças do movimento social. No final, Reis presenteou o presidente com uma bandeira do arco íris, símbolo do movimento homossexual.