O esperado beijo gay na série Clandestinos foi mais uma vítima do veto da Rede Globo. A emissora não levou ao ar na última quinta-feira o beijo entre os personagens Fábio e Hugo. O reencontro entre os dois amigos de infância foi gravado pela assistente e iria ser exibido na casa do diretor, quando ele revisa os testes dos atores para seu espetáculo. A cena, chamada de “uma das melhores imagens destes testes”, porém, não foi ao ar.
Ao Jornal O Dia, o diretor e criador da Série, João Falcão, se mostrou decepcionado com o corte. “Muitas vezes somos orientados a tirar uma cena por acharem que ela não é legal. São coisas que independem da nossa vontade e compreensão”, disse Falcão. A cena teria sido cortada de última hora mas acabou vazando e indo parar no You Tube.
Depois da nova censura da Globo, a ABGLT – Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais – solicitou a Rede Globo que insira bijos gays em sua programação. “Assim sendo, vimos por meio deste solicitar mais uma vez, que a emissora agregue a este trabalho de sensibilização, a visibilização do afeto que pode existir entre duas pessoas do mesmo sexo, inclusive por meio da veiculação de cena de “beijo gay”, ou “beijo de lesbícas”, a exemplo do que já ocorre em outros países latinoamericanos, como a Argentina, o Chile e o México (links na folha a seguir)”, pediu a entidade em carta enviada à sede da Emissora.
Assista a cena aqui: