O governador do Havaí, Neil Abercrombie, assinou nesta quarta-feira a lei que reconhece a união civil de pessoas do mesmo sexo no estado. A lei aprovada no Senado local na semana passada reconhece quase todos os direitos concedidos aos casais heterossexuais.
Aproximadamente 150 ativistas do estado natal do presidente Obama compareceram à cerimônia que foi transmitida ao vivo por diversos canais de notícias. “Esta assinatura de hoje desta medida diz para todo mundo que eles são bem vindos, todos são irmãs e irmãos no paraíso. A legalização da união civil no Havaí, na minha mente, significa direitos iguais”, afirmou o governador.
A lei entra em vigência a partir do próximo ano e os fóruns de todo o arquipélago poderão realizar as uniões. O Havaí se tornou o sétimo estado norte americano a reconhecer a união civil entre pessoas do mesmo sexo. Destes, cinco estados já reconhecem o casamento gay com plena igualdade de direitos: Massachusetts, Connecticut, Iowa, New Hampshire, Vermont e Washington DC.