Comissária da ONU chama atenção para aumento da homofobia no mundo e ressalta assassinatos no Brasil

“No Brasil, 250 pessoas foram assassinadas em ataques homofóbicos ou transfóbicos em 2010”, alertou a alta comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Navi Pillay, em vídeo divulgado esta semana sobre o aumento dos crimes de ódio contra LGBTs (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) em todo o mundo.


“Infelizmente, estes não são casos isolados. O problema é global. Em última análise, a homofobia e a transfobia não são diferentes do sexismo, da misoginia, do racismo ou da xenofobia. Mas enquanto essas últimas formas de preconceito são universalmente condenadas pelos governos, a homofobia e a transfobia são muitas vezes negligenciadas”, disse Navi que completou: “A história nos mostra o terrível preço humano da discriminação e do preconceito. Ninguém tem o direito de tratar um grupo de pessoas como sendo de menor valor, menos merecedores ou menos dignos de respeito. Cada um de nós merece os mesmos direitos, o mesmo respeito e tratamento ético, independentemente de nossa orientação sexual ou identidade de gênero”, disse a alta comissária que falou ainda da violência nos EUA, em Honduras, dos estupros corretivos de lésbicas na África do Sul e ainda dos países que criminalizam a homossexualidade e lembrou que pelas leis internacionais e tratados de Direitos Humanos os países devem descriminalizar a homossexualidade. Ela lembrou ainda que quando era jovem os seus colegas canhotos enfrentavam preconceito e eram obrigados a escrever com a mão direita na escola, e que concluiu cedo que é dever de todos deixar que as pessoas floresçam.


Ela lembrou que essas diferenças não são novidades, como alegam alguns governantes e que defender os direitos iguais é dever de todos. “Por isso, vamos lembrar uns aos outros o que queremos: direitos iguais para todos, sejam eles quem forem, amem a quem amarem. É uma grande causa dos direitos humanos e uma a qual tenho orgulho de apoiar”.


Assista o vídeo com legenda:



Redação Lado A :A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa