Primeira vez: Jornal Nacional mostra beijo gay em cobertura de união coletiva

O Jornal Nacional (JN) desta quarta-feira exibiu durante a cobertura de uma união gay coletiva realizada pelo governo do Rio de Janeiro um beijo gay entre o jornalista Leo Mendes e o estudante Odilio Torres, de Goiás, que tiveram invalidada por um juiz o seu registro de união – que depois foi revalidado pelo Tribunal de Justiça de Goiás. Juntos, eles formaram um dos 43 casais que se uniram na cerimônia carioca realizada no mesmo dia da matéria.


A matéria ainda mostrou cenas de carinhos entre diversos casais e o juiz desembargador Siro Darlan declarando: “Os declaro unidos afetivamente casados”. A emocionante cerimônia foi patrocinada pelo projeto Rio Sem Homofobia, do Governo do Estado do Rio de Janeiro.


Em 2008, quando a Califórnia autorizou o casamento gay, que depois foi proibido, o JN chegou a censurar um beijo gay. O mesmo aconteceu quando o casamento gay foi autorizado na Argentina, onde a emissora que já proibiu a cena em suas telenovelas optou por não mostrar os gays também no programa jornalístico de maior audiência do país.


Assista a matéria:





Redação Lado A :A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa