Obama assina fim a proibição de gays assumidos nas Forças Armadas

Desde de 1994, militares homossexuais que servissem às Forças Armadas eram impedidos de assumir sua sexualidade e superiores eram impedidos de perguntar sobre ela. Na teoria, investigações e denúncias culminavam na dispensa de soldados homossexuais. Estima-se que mais de 15 mil sodados gays e lésbicas foram afastados de seus postos nesse período. Além de terem sido vítima de perseguição e humilhações, os gays viviam em clima de terror na caserna. Tudo isso acabará em brevem graças a derrubada da lei assinada na sexta-feira passada.

No ultimo dia 21, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assinou o fim da lei conhecida popularmente como “Don´t talk, Don´t ask” e agora não há perigo de homossexuais serem expulsos das coorporações militares por se assumirem.

O fim da lei foi aprovado em dezembro de 2010 pelo Congresso e aguardava a sanção do presidente. Em entrevista coletiva na Casa Branca, Obama respondeu as perguntas dos jornalistas e afirmou em comunicado que é apenas mais um passo pela igualdade e justiça: “Hoje, demos o último grande passo para acabar com a lei discriminatória ´Não pergunte, Não fale´, que enfraquece nossa prontidão militar e viola os princípios americanos de justiça e igualdade”.

A queda da lei foi uma promessa de campanha do presidente que junto ao Pentágono coordenou pesquisas e um longo processo educacional para que a norma fosse extinguida. O fim da medida criada no governo Clinton terá validade a partir do dia 20 de setembro.

Redação Lado A :A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa