Rússia: Leis querem criminalizar chamada propaganda homossexual para menores

Com textos confusos e sem caracterizar o que seria a propaganda homossexual, legisladores das cidades de São Petersburgo e Moscou, as maiores cidades da Rússia, querem aprovar leis que limitam a abordagem da homossexualidade com menores de idade. Em São Petersburgo, um projeto já foi aprovado em votação de primeira instância, na última quarta-feira, por 27 a favor, um contra e uma abstenção, na primeira das três votações necessárias. O projeto multa em até 75 EUR as “ações públicas voltadas para a propaganda da pederastia, lesbianismo, bissexualidade, e transgenderismo entre menores”. Um casal beijando em público, ou assumindo ser homossexual perto de menores de 18 anos, seria considerado um crime, bem como panfletos ou matérias em jornais. Além de proibir as Paradas Gays em locais onte possam haver menores, a lei compara a homossexualidade à pedofilia.

Apesar da homossexualidade ter sido descriminalizada no país em 1993, há uma grande rejeição por parte da Igreja Ortodoxa e grupos Ultra-Nacionalistas sobre o tema. O problema se repete nas antigas nações soviéticas e resulta em ataques físicos e proibições arbitrárias às paradas gays. O grupo internacional All Out convocou seus membros a pressionarem liderança mundiais e celebridades a censurarem o presidente russo Dmitri Medvedev e primeiro ministro VldimirPutin que estariam apoiando as medidas que podem se alastrar por todo o país e colocar os homossexuais sob censura no país. 

Ilustração: James Kennard para Isis Magazine (Gay in Russia)

Redação Lado A :A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa