Gay brasileiro casado com Cônsul dos EUA no Japão recebe visto diplomático inédito

O brasileiro Emerson Kanegusuke, de 39 anos, de São Paulo, é casado com o Cônsul dos EUA em Osaka-Kobe, no Japão, Patrick Joseph Linehan, 59 anos, desde 2007. Como os EUA e nem o Japão reconhecem o casamento gay, os dois se casaram no Canadá. Na primeira quinzena de Fevereiro deste ano, o departamento de Relações Exteriores do Japão surpreendeu a todos ao reconhecer a união de 12 anos dos dois e concedeu visto diplomático para o brasileiro.

Emerson era militar no Brasil e se desligou do exército para tentar a vida na terra de seus antepassados, para onde foi em 1995, trabalha em fábricas. Ele conheceu o Cônsul em 2002 e desde então vivem juntos. No site oficial do Consulado Geral dos EUA no Japão,,a união dos dois é citada normalmente, e diz ainda que eles possuem dois cães da raça beagle. Os dois participam ativamente da comunidade gay local, que é discreta por causa da sociedade conservadora japonesa.

“Funcionários do governo nos recebem como um casal e nos tratam com a mesma cortesia que tratariam outros diplomatas. Já nos encontramos com prefeitos e governadores, empresários, acadêmicos e todo tipo de cidadão japonês. Sempre fomos bem recebidos”, afirmou Linehan. Apesar do reconhecimento da união do diplomata, não há previsão que haja um reconhecimento das uniões entre pessoas do mesmo sexo no país.

Redação Lado A :A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa