Garoto de 12 anos se matou após sofrer bullying homofóbico na escola

Um estudante de 12 anos que cometeu suicídio em Vitória, no Espírito Santo, na semana passada, segundo depoimentos de amigos e parentes, Roliver de Jesus dos Santos era alvo de bullying e, constantemente, era humilhado e empurrado por ser considerado gay e “gordinho” pelos colegas. Quem está à frente do caso é o delegado Josemar Antonio Sperandio, que não quis confirmar para a imprensa se o ato foi motivado mesmo por bullying, visto que o caso ainda está sendo investigado.

A tragédia ocorreu no dia 17 de fevereiro e de acordo com um dos colegas da escola, outros estudantes fizeram uma roda ao redor do menino e começaram a ofender o garoto. Roliver foi encontrado desacordado pelo pai, após se enforcar com o cinto da mãe em seu quarto. O estudante foi socorrido, mas não resistiu. Os pais do aluno já haviam pedido transferência de escola para Roliver e outros dois filhos, porém a mãe não efetuou a troca, pois a secretaria de educação disponibilizou uma unidade escolar diferente para cada um.

Segundo informações da Folha Vitória, Roliver deixou uma carta pedindo desculpas pelo ato e disse que não entendia por que era alvo de tantas humilhações.

O incidente remete a necessidade de materiais que possam ser utilizados para prevenir ações homofóbicas no ambiente escolar. No ano passado, a presidente Dilma Roussef vetou a circulação do kit Escola sem Homofobia, uma iniciativa da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) e parceiras com o Ministério da Educação.

Redação Lado A :A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa