Ministro da Educação diz que material didático não vai resolver a homofobia

Durante uma reunião da Comissão de Educação e Cultura e da Comissão Especial do Plano Nacional de Educação na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira, dia 14, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou que materiais didáticos não acabariam com a homofobia. Ao ser indagado pelo Deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), sobre o andamento do projeto Escola sem Homofobia, que inclui uma série de materiais didáticos contra a homofobia, vetados por Dilma em maio passado, o ministro disse que “Lançar um material didático não vai resolver” e que é preciso manter um diálogo de respeito à diversidade.

“Precisamos fazer uma pesquisa mais aprofundada e cuidadosa sobre como construir um diálogo que respeite a diversidade em todas as suas formas, a pluralidade. Vamos ter que estudar mais a fundo a homofobia e como dialogar [com os setores da sociedade], porque o enfrentamento direto, eu acho que não vai ajudar. Simplesmente lançar um material didático, produzir um vídeo e lançar na escola, isso não vai resolver”, disse Mercadante que anunciou novas medidas do ministério como combate a fraudes nos sistemas de avaliação e um novo Enade – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes.

“O clima que nós criamos aqui, no Congresso Nacional, longe de contribuir para o debate, só acirrou as posições. E quem vai pagar a conta dessa intransigência, dessa polarização, são as crianças mais frágeis que estão lá na ponta do sistema”, disse o ministro que lembrou ainda os suicídios provocados pelo bullying, dando a entender que a abordagem correta não é contra a homofobia, mas contra a violência do bullying, dando a entender que a sua pasta não levantará bandeiras.

Redação Lado A :A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa